So SAD… É com estes que contamos

clouds-21156_1280

A novela do mercado de verão chegou ao fim e dificilmente terá agradado aos adeptos do Porto. Assumindo que o que motivou os tristes desempenhos da época passada foi, para lá da burrice do atual selecionador espanhol e a incapacidade de motivar os jogadores do Peseiro, a escassez de soluções com qualidade no plantel, pouco mudou quando muito deveria ter mudado.

A primeira coisa a reter é a incapacidade de vender bem, consequência direta do continuado insucesso desportivo  e de muitas opções discutíveis. A segunda é a falta de poder económico para comprar “valores seguros”, jovens ou menos jovens.

Tudo isto se traduziu em zero vendas com números significativos (tanta gente emprestada que o poscrito Maicon acabou por ser o grande negócio de 2016…) e compras modestas: 2 centrais sem grande histórico (e nenhum deles uma grande promessa – um tem 24 outro tem 27 anos!), um lateral esquerdo que ainda estamos para ver o que vale, um pinheiro belga e mais uns rapazes que aparentemente não contam para NES (nomeadamente, o João Teixeira).

Nos entretantos, ficaram com o argelino que joga sozinho, porque ninguém compra caro um jogador pouco mais do que jeitoso, e com o colombiano anafadinho que um dia sonhamos seria o nosso próximo Deco. O primeiro vai ser “reintegrado” (parece linguagem de estabelecimento prisional para delinquentes jovens) e o segundo ainda não se sabe. Certinho é manterem-se na folha salarial…

Entretanto, saltou do barco o Antero. Ou foi empurrado pelo filho do Presidente. Ou acabou-se o dinheiro das transações chorudas e, consequentemente, as comixões. Ou foi vítima de um sistema em que alguém tem que ser culpado pelo que corre mal menos o líder da coisa. Seja como for, é sintomático do estado da nação e o eufemismo das “razões pessoais” evocado para a demissão não serve para disfarçar as evidências.

Anúncios

One thought on “So SAD… É com estes que contamos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s