Back to business as usual

export_import

FCP: vendemos, trocamos, emprestamos e compramos

Alex Telles (Inter/Galatasaray), Felipe Augusto (Corinthians), João Carlos Teixeira (Liverpool) e Zé Manuel (Boavista) são entradas confirmadas. Jonathas (Real Sociedad) é nome de que se fala como próxima contratação. Rafa (Braga) continua a ser uma miragem.

Da equipa principal que terminou a época anterior, Marega está confirmado no Guimarães; Chidozie, Bueno e José Angel dificilmente irão ficar na equipa principal. Segundo as últimas notícias, o recém chegado Zé Manuel também já não conta para Nuno Espírito Santos. A situação do Suk é uma incógnita.

Vitor Garcia, Ivo Rodrigues, Gonçalo Paciência, Adrian Lopez e Licá já estão à parte e são alegadamente para sair por empréstimo. Ninguém fala do Ghilas mas o homem tem contrato com o FCP.

Rafa Soares (Rio Ave), Ramos (ao Chaves) e Gleison (ao Paços de Ferreira), 3 elementos da equipa B que venceu a Segunda Liga em 2015/2016 são empréstimos confirmados.

Voltam a ser emprestados Mikel Agu (ao Paços de Ferreira), Leandro Silva (ao Paços de Ferreira), David Bruno (ao Tondela), Fidelis (ao Portimonense), Ricardo Nunes (ao Chaves), Fabiano (ao Fenerbahçe), Tiago Rodrigues (a0 Nacional da Madeira) e Sami (ao Akhisar, o que quer que isto seja…).

Resumindo, continua a dança dos empréstimos de alguns jogadores que não são propriamente “jovens promessas” e que nem sequer chegaram a jogar pela equipa principal. O guarda-redes Ricardo foi contratado para ser emprestado sucessivamente. Idem para o Tiago Rodrigues. Idem para o Sami. O caso do Zé Manuel nem dá para perceber.

O drama dos centrais persiste: Chidozie não é mau mas (ainda?) não é jogador para a equipa A; continuamos à espera que alguém faça o favor de levar o Marcano e o Martins Indi – o caso Maicon resolveu-se com algum dinheiro a entrar e direitos sobre 2 jovens brasileiros de segunda linha (para a equipa B?); o lengrinhas mexicano voltou de Espanha, mas também não parece ser homem para altos voos.  E falta saber o que vale o Filipe.

No meio campo a coisa está confusa e tudo pode acontecer: Herrera, Danilo e Ruben Neves, alegadamente, “têm mercado”, mas eu diria que são exatamente estes que deveriam ficar… André André deve estar garantido, apesar de uma segunda metade da época para esquecer; não faço ideia do que vale o João Carlos Teixeira; o Sérgio Oliveira merece ficar (mostrou qualidade e raça quando teve, finalmente, chances de jogar); de entre Evandro e os regressados Otávio e Quintero muito dificilmente ficarão mais do que dois. Continua a faltar um 10 de qualidade confirmada (ou um “falso 9” ou um médio que apareça na área) – o Herrera tem feito esse papel (o Brahim poderia ter feito e o Bueno era suposto fazê-lo) mas seria bom ter uma alternativa mais credível do que o Otávio e o Quintero. Eu continuo a suspirar pelo Rafa (Braga).

Quanto ao ataque, não percebi a insistência contratual no Varela, estou a aguardar que consigam despachar o Aboubakar e, especialmente, o Brahimi.Para o eixo, se vier alguém, conviria que fosse um jogador para “entrar de caras no onze” e como não há dinheiro para estes luxos, o melhor é dar a oportunidade ao André Silva e manter o Suk como backup. As alas também não têm ninguém garantido: o Corona deve ser a primeira opção, o Hernani deveria ficar, o Varela e o Brahimi deveriam ser para despachar. O rapaz do Boavista parece já ter guia de marcha e não conta. Bueno, entre lesões e não utilizações, nem deu para perceber se é bueno ou mauzeno.

Apesar das promessas (Rafa Soares no plantel principal – PdC dixit, em março de 2016) e do valor comprovado pela vitória da equipa no seu campeonato, o único que parece sobrar da B é o André Silva. Mas Podstawski já merecia uma oportunidade “a sério”.

Parecem ser demasiadas dúvidas para quem terá que jogar o acesso à Champions, creio eu, a 16 ou 17 de agosto. Mas antes isto do que uma carrada de emprestados do Mendes com ordem para jogar sempre, ou uns rejeitados com nome (tipo o Johny Deep Italo-argentino da época transacta).

Anúncios

One thought on “Back to business as usual

  1. Eu confesso que percebo menos de escolher jogadores que de melões, onde vou acertando aqui e ali… De qualquer modo, bitaitando, apesar do bom desempenho na B, parece-me que fora o menino André Silva, nenhum outro menino dos B, tem estaleca para a A, muito menos para a Champions…
    De resto, com esta convocatória (e autorização para ir) para os JO, acho que o Sérgio também não vai contar…
    Quanto ao “vendemos, trocamos, emprestamos e compramos” , é a tal história de quem pode ter muitos carros na garagem: não se pode andar com todos ao mesmo tempo, mas dá muito jeito quando algum avaria poder ir buscar outro…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s