Símbolos

A mãe do Casillas acha que ele fez uma má opção em vir para o FCP; alegadamente, entende que o Porto é uma equipa de “segunda B”. A imprensa tuga rejubilou: os gajos do Norte arranjaram um GR Campeão do Mundo, 2 vezes Campeão da Europa, 3 vezes vencedor da Champions, campeão de Espanha 5 vezes, etc., etc., mas a mamã dele acha Portugal e o clube mais importante neste país desde o 25 de abril um destino miserável.

Afinal, ninguém disse isso do Júlio César, nem do Peter Schmeichel nem do Michel Preud’homme. Pois não: o Júlio César estava desterrado em Toronto (depois de ter sido dispensado/emprestado por esse colosso chamado Queens Park Rangers), o Schmeichel quis assumidamente “um futebol com um ritmo menos intenso” aos 36 anos (tradução: uma reforma ativa mas calminha ao sol do sul da Europa) e o Preud’homme tinha uma carreira clubística muito ilustre, repartida entre duas gigantescas instituições do pontapé na bola: o Standard de Liège e o KV Mechelen…

E resultados? Ainda não sabemos qual será o contributo do Iker Casillas (que eu calculo será determinante, ainda que contratar um guarda-redes consagrado não fosse, pelo menos para mim, uma prioridade para o Porto 2015/2016), mas sabemos o que “deram” ao Sporting e ao Benfica outros guarda-redes consagrados:

  • o belga que jogou no SLB não ganhou quase nada  – ficou-se por uma Taça de Portugal, o que, convenhamos, é curto para quem atuou em mais de 200 jogos nas 5 épocas que cá esteve;
  • o dinamarquês foi campeão no ano em que chegou ao SCP e terceiro classificado (a 15 pontos do campeão Boavista) no ano seguinte, na época (de boa memória…) em que os coisinhos conseguiram um brilhante sexto lugar;
  • o brasileiro deu um contributo positivo, uma vez que foi um upgrade significativo a um Artur Moraes em quem nunca os vermelhos confiaram efetivamente, apesar de por lá ter passado 4 épocas, quase sempre, como primeira opção.
Curiosamente, ninguém que perceba o mínimo de futebol poderá dizer que o SCP de Schmeichel foi campeão por causa das atuações do ex-guarda-redes do Man United ou que o mais recente título do SLB se fique em grande parte a dever à performance do brasileiro que venceu a Liga dos Campeões com o Inter de Mourinho – negativo! A verdade é que aquele que mais contribuiu para o seu clube português foi Michel Preud’homme, o guarda-redes que vi jogar em Portugal que mais se aproximou do Vítor Baía dos seus tempos áureos. Sem o belga, o SLB teria antecipado e repetido várias vezes o brilharete do sexto lugar de 2000/2001 que, curiosamente, foi alcançado na primeira época pós-Preud’homme…

Nota importante: parece que o Casillas também não acha que os seus pais sejam propriamente da Primeira Liga dos progenitores, até porque está afastado deles desde… 2010! Mais informação no JN, o único jornal que se lembrou de verificar que pais são estes que dizem publicamente o que a mãe disse a propósito de uma escolha profissional e desportiva de um filho, diria eu, pródigo.

UPDATE 1 – ou alguém lhe disse para ter juízo ou a mãe do Casillas percebeu a enormidade do que disse, porque decidiu “pedir desculpa” ao FCP. Mas parece que isto não merece o mesmo destaque para quem alegremente publicou os insultos iniciais.

UPDATE 2 – um imbecil da estrutura do SLB  (um alegado assessor jurídico chamado Paulo Gonçalves), pouco informado sobre a evolução da situação, decidiu ser engraçado e publicou na sua conta do FB a mensagem: “Admiro o Casillas pela sua carreira. Mas a mãe encheu-me as medidas pela sua lucidez…”. É estúpido porque não percebeu que a senhora não insultou só o FCP, mas sobretudo o futebol português. É cretino e precipitado porque entretanto a senhora reconsiderou.

2 thoughts on “Símbolos

  1. Esse seu primeiro paragrafo é a perfeita ilustração da dor de corno da comunicação social!
    Não podendo dizer mal de nada dá se ênfase ao mais pequenino pormenor que possa denegrir ou beliscar de qualquer forma a imagem do FCPorto!
    Podiam dar ênfase ao facto de ter sido o Casillas a escolher o FCP, sim foi o próprio que escolheu o FCP e não a mãe dele e sim foi o FCPorto e nao o clube mais maior grande da galaxia galinacia a contrata-lo!
    Doi, doi-lhes muito mas eles ja estao habituados, parece lhes tudo normal e é bom que assim continue!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s