31 anos a criar melões

Hoje, no treino aberto aos adeptos, Pinto da Costa referiu o FC Porto como “alvo a abater por alguma imprensa lisboeta“, uma questão, aliás, recorrente, segundo ele, nos últimos 31 anos. Obviamente que qualquer portista concordará com as afirmações do Presidente e exemplos não faltarão na memória de cada um de nós. Ainda neste fim de semana, a primeira página de A Bola sobre o Sporting-FC Porto mostrou claramente como se pode ir além do puro objetivo informativo para denegrir uma equipa, um conjunto de jogadores e um clube.

(clicar na imagem para aumentar)
A manchete “Muito Mais Leão” não se discute, enfim, poder-se-ia dizer que apenas houve muito mais leão após a substituição de Fernando e a expulsão de Carlos Eduardo, e que, durante grande parte do jogo as coisas estiveram controladas, mas admite-se a superioridade leonina no jogo jogado. A questão entra no âmbito do achincalhamento quando se lê as frases que vão preenchendo o resto da página, caracterizando o tricampeão nacional como “pequenino” (atenção ao diminutivo) face a um “domínio avassalador” do Sporting. Eu, sinceramente, guardaria este adjetivo – avassalador – para outras ocasiões. Como se não bastasse esta síntese, já um tanto ou quanto provocadora, temos duas frasezinhas, no final da página. Na primeira diz-se que o FC Porto foi a Alvalade “defender o pontinho” (repare-se, mais uma vez, no preciosismo do diminutivo) e na segunda refere-se o “Banho de bola da equipa de Jardim” que não suficiente para vencer. Portanto, quem não tivesse percebido o “Domínio avassalador” no cimo da página, tinha aqui o “Banho de bola” para esclarecer todas as dúvidas.
Não sei quem fez a reportagem do jogo, mas não me admiraria que o conteúdo desta capa fosse da responsabilidade de um José Manuel Delgado ou de um Vítor Serpa. São 31 anos a criar muito melão e o corpo diretivo e redatorial de A Bola figura, sem dúvida, entre os nosso maiores “beneficiários”.
Anúncios

3 thoughts on “31 anos a criar melões

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s