Quaresma

No dia em que O Jogo noticia, em manchete, “Dois reforços para o ataque”, sai a notícia dando Quaresma como certo no FC Porto a partir de janeiro. Lamento informar, senhor Presidente, mas a malta continua chateada. E não pense que acalma as hostes com este tipo de estratégia. Não defendo o lançamento assassino de tochas para cima do autocarro (meu deus, que tragédia podia ter ali acontecido…), mas temos direito à indignação, que pode muito bem levar ao esvaziamento progressivo do estádio e diminuição drástica dos lugares anuais (que este ano já sofreram um rombo considerável, motivado por uma crise que não poupa ninguém).
Vejo este regresso de Quaresma ao nosso clube com muitas reservas. E nem trago para a discussão a idade do jogador e o seu tempo de paragem. Lembremo-nos dos últimos tempos do extremo com a nossa camisola, com exibições pontuadas por assobios, com respostas do jogador, aos microfones, pouco simpáticas para os adeptos, com atitudes em campo de alguma displicência. Ver isto multiplicado num cenário de crise agravada seria catastrófico. Apesar disto, vejo aqui algo que pode fazer este regresso funcionar: ambas as partes precisam uma da outra. Quaresma precisa do FC Porto para relançar a carreira e poder dar-lhe uma reta final digna, com títulos e, quem sabe, um bilhete para o Mundial. O FC Porto precisa de qualidade nas alas e Quaresma é, para mim, melhor que qualquer uma das opções que fazem parte do plantel.

6 thoughts on “Quaresma

  1. A solução Quaresma, em abstracto, parecia-me interessante. O histórico do Dragão ao nível dos ex-craques contratados a meio da época não é, convenhamos, muito favorável, mas Quaresma poderia ser uma mais-valia no plantel por várias razões, que resumiria a uma: a imprevisibilidade. Numa equipa de futebol tão amorfa e carente de desequilíbrios, ele podia ser o rasgo de criatividade capaz de desatar um jogo – desde que devidamente integrado no grupo e “amansado” pela estrutura.
    Temo, porém, que a coisa não esteja para grandes reciclagens neste Porto. Espero que Quaresma não venha estragar ainda mais, que seja contido e que se porte com o juizinho que a idade recomenda.

    Saudações portistas.

    Gostar

  2. Curioso, que o título deste post possa ser a resposta ao título do post anterior.

    Sinceramente, já não consigo mais ler qualquer opinião sobre a crise do Porto, parece que já se escreveu de tudo.

    Quero acreditar, e acredito, que Quaresma trará algo positivo para a nossa equipa, não só pela experiência que tem agora que não tinha quando saiu, assim como o talento, assim também, como creio que não desperdiçará esta segunda oportunidade para estar no melhor clube do mundo, tanto em organização como em montra para o Mundial, que ele sabe bem pelos anos que esteve aqui.

    Sinceramente quero voltar a vê-lo a jogar com Cristiano Ronaldo(algo que sempre disse e dizia anteriormente) como jogou com ele um dos últimos mundiais sub-21 onde apenas perderam na final com a Alemanha(que se vê o poderio que têm hoje em dia). Nessa altura era uma maravilha ver Cristiano e Quaresma cada um numa ala diferente a dar as voltas aos defesas contrários, prometendo muito para os seus futuros. Não há dúvida que Quaresma pode relançar a sua carreira no FC Porto, como o Porto pode fazer uma brilhante Liga Europa com ele(espero que ganhemos sinceramente). E depois o Mundial seria outra coisa com Quaresma e Ronaldo a conquistar o Brasil.
    Mas para tal, assim como dizes Guarda, é preciso deixar o ego(“Os Meus Irmões Baterem-me” http://www.youtube.com/watch?v=Hdk5RqeTR0o) de parte, e trabalhar para a equipa.

    Só assim, alguém salvará este futebol…

    P.S.: É mesmo verdade que os Super Dragões falaram com o treinador? com os dirigentes? com os jogadores? e houve apontar de dedos e confirmações pelos capitães? será este mesmo o caminho que o nosso clube está a enfrentar agora? E como diz o “souportistacommuitoorgulho” blog, depois vamos atrás dos Super Dragões se isto correr mal? não é isto mesmo influência sobre o treinador e o que ele deve fazer? E quem são os Super Dragões para atirar tochas ao autocarro do clube e intimidar o treinador e os jogadores? quando decidirem intimidar o resto do público e adeptos do FCP também devem fazê-lo? Que eu saiba a “maioria” dos Super Dragões não enche nem metade, nem um terço, do estádio do Dragão. Assim como não representa os milhares de adeptos dentro e fora de Portugal que querem ver o Porto vencer correctamente e não ser dirigido por outro adeptos fanáticos. Enfim, espero que não tenha sido verdade, mesmo que na minha opinião o treinador e os jogadores merecessem um achega.

    Gostar

  3. O ambiente tenso que se viverá, suponho eu, actualmente no balneário Portista não me parece a atmosfera ideal para o Ricardo Quaresma, um tipo que já demonstrou várias vezes que tem um feitio de merda!
    É uma incógnita.

    Gostar

  4. Acho que o cian diz tudo. Só acrescentaria que é mais uma situação que PF desconhece na sua carreira. É um risco enorme. Quaresma precisa de rédea curta e uma fonte de motivação certa no mister. Não é fácil. Só tiveram mão nele treinadores “de formação”, como Adriaanse (que lhe meteu na cabeça que também tinha de defender) e o Jesualdo (que o ensinou a contemporizar e jogar para a equipa). O histórico de Quaresma desde que saiu do FCP é revelador e deprimente: por onde passou, a sua má conduta foi patente e motivo principal para a queda-livre da sua carreira. É como digo: risco enorme.

    Já Anderson seria diferente: tem 25 anos.

    Gostar

  5. http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=445624

    Acho engraçado desviarem o cerne da contestação para cima de um jogador que, ainda por cima, já tem saída anunciada. Chamo a vossa atenção para o seguinte parágrafo:

    “Enzo Pérez, muito irritado, entrou no túnel a correr, chamando a atenção das forças da autoridade, que imediatamente se concentraram no que se passava naquela zona, longe dos olhares do público.”

    E mais não se diz sobre o assunto, estando isto para aqui enxertado numa notícia que é sobre vaias a Cortez.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s