A maré

Maré vaza

O nosso Porto tem feito uma pré-temporada discreta. Depois da saída tempestuosa do AVB, vaticinou-se um êxodo em massa para Inglaterra mas a verdade é que continuam todos por cá. Todos, claro, os que importa manter.

Na baliza é provável que troquemos de suplente porque o Bracalli não terá vindo para ser o terceiro GR. Fica por saber o que fará o FCP com o esforçado Beto, porque o polaco nunca foi deste filme e custou-nos uma derrota comprometedora. Mas onde pára o Ventura? Quando é que terá a sua oportunidade? Não creio que o Porto precisasse de mexer nesta área, com excepção para a dispensa do inútil Kieszek.

Na defesa também está tudo na mesma, embora Fucile e Rolando fizessem bem em mudar de ares, porque já mostraram que é isso que desejam. No centro da defesa seria desejável contar com uma alternativa séria ao Maicon (se o luso- cabo-verdiano sair o argentino tem de ser titular), coisa que o Sereno não é. Com ou sem Fucile, o Sapunaru não dá mais do que deu esta época e o Porto precisa de um lateral direito credível para abordar a Champions. Será o disputado Danilo? Valerá o brasileiro mais de 10 milhões? Do outro lado, parece que um outro brasileiro que o Record e a Bola também colocaram prematuramente no SLB, Alex Sandro, irá assinar pelo Porto. Isso significa que o Addy não tem lugar, que o uruguaio ainda ausente estará de saída e/ou que o protegido do AVB vai sair do estaleiro para a dispensa. Em suma, duas potenciais novidades nas alas mas muita coisa por resolver.

Se não surgirem surpresas até ao final de Agosto, o Porto está bem servido no meio-campo e não precisa de investir. Caso o Fernando venha a sair (mais um que não esconde a vontade), acredito que o Castro possa fazer a posição. De resto, com Moutinho, Guarin, Bellushi, Micael e Souza estamos bem servidos. Só valeria a pena investir num jogador que entrasse directa e indiscutivelmente no onze inicial e um desses custaria uma quantia que nenhum clube português pode pagar.

No ataque a situação é similar: sem saídas, o melhor é não mexer. Seria bom vender o Cristian Rodriguez, porque perdeu espaço na equipa ao longo dos últimos 2 anos e entrará nos últimos 12 meses de contrato com poucas perspectivas de jogar. Hulk, Falcao, James e Varela dão garantias. Iturbe e Kléber serão apostas válidas. Sobram Walter e Djalma, bem como os aparentemente ainda “verdinhos” Kelvin e Atsu.

Maré cheia

O Sporting precisava de uma equipa nova e vai tê-la. Tem finalmente um treinador com carácter e alguns jogadores promissores. A dúvida reside na efectiva valia de alguns dos alegados reforços, no tempo que o Domingos terá para colocar a aquela malta toda a jogar a sério como equipa e se os sócios do Sporting lhe darão o benefício da dúvida caso as coisas não comecem bem. As expectativas estão muito altas e isso pode ser fatal.

Maré alta, com muita %&$#” a boiar

Os Coisinhos estão, como sempre, a alimentar os jornais com as suas novelas e os seus craques de pré-temporada (o “maestro” Witsel ainda não mostrou nada mas já foi “coroado” como o vigésimo oitavo herdeiro do Rui Costa). Pelas minhas contas, têm 12 ou 13 jogadores para o meio-campo, todos eles fantásticos, claro, muito poucas alternativas sérias para o ataque e para a defesa (se exceptuarmos o Garay, que esteve encostado mais de um ano no Real Madrid) e perderam um dos dois melhores jogadores do plantel (sobrou o Gaitan).

Melhor ainda tem sido a gestão do plantel no tocante aos guarda-redes: são 5!!! E o Moreira, que era o menos mau de todos, já saiu. Falta saber o que fazer com o espanhol dos oito milhões e com a opção brasileira de JJ, Júlio César. Entretanto, Eduardo terá vindo para curtir banco ou vamos ter um legítimo herdeiro das performances do Roberto? Como sempre, o circo benfiquista é a única coisa que nos faz lembrar que existe vida no futebol português em Julho.

Nota: com o incansável contributo dos senhores de preto e de uns adversários mansinhos, os ditos lá ganharam o valioso troféu do algarves. É melhor festejarem bem a coisa porque, para lá da Taça Eusébio, não vão ganhar mais nada este ano.

Anúncios

5 thoughts on “A maré

  1. É mesmo o Danilo, Pôncio.
    O tal que segundo o Rascord, o “Nenfica” tinha ganho ao Porto.
    O tal clube que segundo o Fernando Guerra tem um hiper-mega-fixe presidente que é um negociador implacável, que vai ao Brasil para fazer um derradeiro esforço para contratar o Danilo mas vem com as mãos vazias.

    Foda-se, adoro o verão…
    É a única altura do ano em que quando vem uma notícia na primeira página dum pasquim Lisbonense, temos a certeza que a dita é falsa e vai acontecer precisamente o contrário.
    Seria tão bom o resto dos jornais aplicarem os mesmos princípios para que, quando víssemos “O 13º mês fodeu-se” ou coisas parecidas pusessemos um largo sorriso de contentamento

    Gostar

  2. Mas melhor que os altos e baixos dos jornais da gaivotagem, em função de determinado jogador ir para o FCP ou para os Lisbonenses são os videos de alguns benfiquistas.
    Vi ontem um que era particularmente engraçado.
    Dedicado ao Danilo, a desejar boasvindas ao Benfica.
    Primeiro, porque estava em inglês (não sabia que o moço era americano ou autraliano).
    Segundo porque dizia então
    “Welcome to Benfica”
    Bom, acho que houve um equívoco.
    Eles deviam ter posto um foto do nosso presidente com
    “ele come o Benfica”
    Assim é que estaria certo.

    De qualquer forma, ele até pode ser benvindo no Benfica, mas é no Porto que vai jogar.

    Mas com o Falcao, o A.Pereira, o James, acho que o SLB vai ter uma grande equipa este ano. Especialmente no FM.

    Gostar

  3. O folhetim do abutre (Luisão) já me começa a dar pena. Bem tentam vender o homem mas ninguém o quer. Eu estou convencido que nem quando terminar o contrato o querem a preço zero. Espero que continue por cá para o Falcão, Hulk e companhia lhe darem conta da mona.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s