Delgado em espanhol diz-se Gallardo

O jornalista Juan Ignacio Gallardo brinda-nos hoje, no jornal A Marca, com uma brilhante peça jornalística na qual acusa o FC Porto de ter jantado com o árbitro após a primeira mão do jogo das meias-finais. A fonte é credibilíssima, como se pode verificar através deste sucinto e científico “Según ha podido saber MARCA” (“Segundo o que apurou a Marca”). O texto evoca o processo Apito Dourado, confunde a justiça desportiva do Ricardo Costa com a justiça dos tribunais civis e apresenta um tom que eu até podia dizer que saiu directamente de uma qualquer redacção de A Bola qualquer, pela mão de um Delgado qualquer.

Actualização (16:28): estamos a seguir com toda a preocupação este caso, que promete fazer do discurso de Sócrates um fait-divers. O MaisFutebol, preparem-se, caríssimo leitores, o MaisFutebol adianta, numa revelação explosiva, que… “A UEFA ainda não tem posição sobre o alegado jantar”! É a verdadeira “não-notícia” do mais puro “não-jornalismo”. pobo do Norte sabe de fonte segura que Bin Laden ainda não comentou a notícia e podemos assegurar que não o fará nos tempos mais próximos!

Actualização (5-5/00:13): A ligação foi deixada na caixa de comentários pelo leitor Nuno, mas merece ficar em local mais visível. Então, aquando da “inauguração do novíssimo” Departamento de Conservação e Restauro do segundo classificado a 21 pontos, em Novembro de 2010, o jornal Marca ofereceu a primeira página da sua edição de mil novecentos e troca-o-passo, quando eles ganharam uma Taça dos Campeões, da altura da TV a preto e branco. E adivinhem lá o nome do ilustre jornalista que entregou, em mão, a dita primeira página a Vieira? Exacto, Juan Ignacio Gallardo, o mesmo do artigo sobre o jantar. Há coincidências do catano!

Anúncios

22 thoughts on “Delgado em espanhol diz-se Gallardo

  1. “A Marca.”
    Um dos bastiões bolorentos do Madridismo que não hesitou este ano em manipular uma foto de um jogo do Barcelona para por em causa uma vitória dos blau-grana.
    Tiveram depois que pedir desculpa (como provavelmente vão ter que fazer com esta notícia)

    Sim, é mesmo credível a tal “fonte”…

    Gostar

  2. Pior do que esta notícia, já de si verdadeiramente rasca, é o treinador do Villareal falar sobre isto! Ele que no final do jogo no Porto, junto com mais vários milhares, não podia senão estar completamente convencido da superioridade do Porto.
    – E, depois eu pergunto: mas eles acham mesmo que os dirigentes do Porto se quisessem ser “simpáticos” com o árbitro iriam às descaradas cear com ele?… No mínimo devem achar que os portugueses são todos iguais (leia-se igualmente estúpidos) ao Nuno Luz!…-

    (- Já agora, recordando, para mencionar a sorte que vamos tendo com os nossos treinadores: – alguém se lembra da compostura de um senhor chamado Jesualdo após ter perdido por 5 com o Arsenal? Ainda para mais a ter que gramar os sorrisinhos do Wenger? E, a forma como levou com as tunelagens? -… Razão tem o outro: um vintém é um vintém; um cretino um cretino; e um adepto do Porto tem de ser um gajo com uma paciência de Jó!….)

    Gostar

  3. Essa da Bola é perseguição, guardabel, porque foi o Rascord a fonte da notícia. Traz em papel a notícia da Marca, como se um exclusivo de um jornal estrangeiro fosse passado sem mais nem menos a um jornal tuga. O Rascord não assina a sua notícia, mesmo que alguém tenha ligado para lá: “olha lá, sabes se ´há alguma coisa para calentar o jogo do Porto aí”?; ou alguém tenha ligado de lá a contar “temos um exclusivo de los huevos e precisamos de alguma pimienta com o Pito Dourado”.

    A fonte só pode ser o Rascord.
    Não pode ser o Villarreal.
    Ñão pode ser algum jornalista espanhol que tenha estado no restaurante.
    Não pode ser qualquer espanhol que diga ser Matosinhos a 10kms do Porto, quando basta atravessar uma rua para o salto.

    O Rsscord alimenta a confusão com o Braga para ajudar o recreativo na Europa e o desportivo na Liga. Dá jeito perturbar ainda o provável vencedor da Liga Europa.

    Acho que devias pedir as desculpas ao delgado, nem que seja um assopro lá do intestino… :):):)

    Quanto às imagens do Photoshop de um golo do Messi que a Marca pôs em fora-de-jogo apagando um defesa adversário que punha em jogo Messi, também a tenho comigo desde essa altura, como diz o Ribeiro.

    Gostar

  4. O que é preciso é o Porto confirmar a presença na final e o Braga ganhar um zero com golo em fora de jogo!
    Depois disso mandar delgados gallardos e nunos luzes apagadas levar no olho do cú!
    Essa corja está é cagada de medo daí aparecerem estas “noticias”para lampeão analfabeto engolir!
    Isto e mais apolémica das fotografias em Braga!
    Se não cheira isto tudo a merda não sei a que cheira!

    Gostar

  5. Zé Luis, obrigado pelo esclarecimento. Eu queria mais salientar o estilo “delgadiano” da prosa espanhola. Aquilo podia muito bem ser um artigo dele, escrito na redação do pasquim do regime. Ainda que não seja, podia ser!

    Gostar

  6. Só há um caminho. Processar o jornal a Marca e lutar até às últimas consequências pela clarificação desta história. Por alguma razão o Madrid é o Benfica de Espanha, e a Marca tem relações privilegiadas com a Bola. Enfim, é mais do mesmo… Sinto-me cada vez mais enojado pelo país que temos.

    Gostar

  7. Não foi um artigo deste mesmo “Ignorácio” que o realijador utilizou há umas semanas atrás (tendo-lhe a bomba explodido na cara quando o Miguel Guedes lhe disse que afina a “notícia” tinha 3 anos).
    Acho que o cheiro parece ser o mesmo…

    Gostar

  8. Andamos a exportar sarna lá para fora.
    A inveja, “En Français” é “beaucoup” chic.

    Sempre merda. Aqui ou debaixo da Torre Eiffel (não, minto, 3 metros debaixo de água no Rio Sena, são gajos porreiros)

    “http://www.machainesport.fr/le-blog/2011/05/pinto-da-costa-accuse-davoir/#comments”

    Gostar

  9. guardabel, eu só dou a minha teoria, juntando as peças do puzzle e as notícias em papel que não podem ser coincidência.

    Penso eu de que se fosse o Vieira a dar a notícia ao galhardo sria a bolha a têla de ricochete. Mais: até tu confirmarás se o intestino delgado tivesse uma coisa dessas sairia diarreia de certeza na 1ª página, nem que fosse à mesma remetendo para a notícia da Marca, para não assumirem a origem da denúncia.

    Vieira sabe que a bolha rebentaria com o escândalo e não em modo soft como fez o Rascord. E quase juro que sei quem escreveu aquilo mas não pôs o nome na peça filha de pai incógnito na antepenúltima página.

    Basta ler quem assina peças na antepenúltima e na penúltima páginas do pasquim para se perceber quem foi.

    A teoria do Nuno Luz não cola, é estranho ao jogo e aos jornais, apesar de corresponsal da Marca por conveniência quando não têm mais alguém para ligar em Lisboa. Naquele dia, o Nuno Luz esteve decerto no Benfica-Braga e a ele não passam notícias assim.

    Eu seria tentado a pensar no benfas como origem do mal mas só se a bolha tivesse escarrapachado aquilo e não apanhado só hoje a coisa da net.

    E se há jornal tuga rasca que gosta de parecer-se e imitar o grafisco da Marca é o Rascord.

    Mas isto sou eu a pensar que sou espertos das cabeça…

    Gostar

  10. Ao ler a notícia deste reputado jornal espanhol fiquei profundamente triste ao saber que o PdC além de corruptor de árbitros também é burro.
    Então o homem mesmo depois de saber que os seus telefones são escutados e os seus passos devidamente vigiados, em vez de levar os árbitros para um restaurante atrás do cu à mão esquerda estilo O Sapo (como fazia um respeitado dirigente de um nobre clube que se tem sempre batido pela verdade desportiva) leva os camones para a “Marisqueira de Matosinhos -de la localidad del mismo nombre situada a 10 kilómetros de Oporto”? (10 Km!!! e eu a pensar que bastava atravessar a Circunvalação).

    É claro que quem vai corromper árbitros depois dos jogos para a Rua Roberto Ivens arrisca-se a ser visto por honestos jornalistas que nem sequer lá estavam!

    Estas malvadezas só podem ser feitas com a conivência da FPF, cujo “líder da arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol refuta em absoluto que a equipa de arbitragem do jogo FC Porto-Villarreal, da primeira mão da meia-final da Liga Europa, na passada quinta-feira, tenha jantado com qualquer dirigente portista”.

    Ainda que “Carlos Esteves, que já recebeu a nota de despesa relativa aos almoços e jantares da comitiva da UEFA durante a deslocação ao Porto, ter garantido ao Expresso que, no jantar após o jogo, estiveram apenas os seis árbitros, o observador do encontro, o delegado ao jogo e António Garrido”, será facilmente provado que o PdC jantou ao colo do árbitro holandês e o RT terá feito o mesmo ao colo do juiz de linha do lado de cá do campo par quem entra pelo lado da Estação do Metro.

    Mas o golpe de misericórdia será dado quando provarem que nesse jantar se comeram como entrada 11 (9+2) pratinhos de orelheira de porco vermelho (porque as vieiras estavam um bocado passadas e os camarões do Costa desbotados), 11 doses de frango à Roberto e como sobremesa, ao saberem que, atendendo ao adiantado da hora as bolachinhas do bom jesus já estavam moles, optaram por umas talhadas de melão, uma vez que este ano há muitos.

    Gostar

  11. Van d'alho ahahah um resumo perfeito do que “realmente” aconteceu.

    Podia falar da semana negra que passou, da vergonha e do descaramento de atacarem o Porto numa altura tão importante, até nisso há diferenças com o Porto de 2003/4, só passados 4/5 anos é que atacaram o Porto dessa altura, agora atacam uma semana depois quando ainda nem ganhámos a taça da Liga Europa, mas depois disto, tónico não nos falta.
    Da semana que passou, devo realçar o lado B, como disse o Guarda(ou o Kundy era outro?) dos acontecimentos, do Porto o lado Bigorna, com 7/8 mudanças no 11(ao contrário do que disseram na TVI, que o Porto apenas mudava 3/4 jogadores do 11 principal, isto depois do jogo!?) golámos uma equipa que precisava(e ainda precisa) mais do que outras dos 3 pontos, depois o lado Barcelona, como ainda pôr em causa a superioridade desta equipa sobre a do Real? o Messi foi um Deus dentro de campo, sofrendo faltas atrás de faltas e continuando em pé com uma raça que nunca vi em qualquer outro jogador na minha vida, Carvalho e Diarra deveriam ter sido expulsos, e o Diarra não percebo como ainda jogou a segunda parte, só encontro uma razão para o árbitro não o expulsar no encontro, por ser o único preto numa equipa toda de branco, isto antes de entrar o Adebayor claro.
    As desculpas do Real quanto ao golo do Híguain são do pior que há, Cristiano impede o jogador do Barcelona ir ao lance, com ou sem intenção, mas acontece o contacto, não há caso nenhum, só um atrasado mental como o Tadeia e o outro comentador da RTP é que viram nisso lances duvidosos para darem razão a um Mourinho já de si lunático e a outros tantos adeptos fanáticos de Mourinho, que já não conseguem explicar as suas derrotas mais do que naturais.
    Os comentários da RTP foram do pior que eu já vi, e por mim, o Tadeia era um dos primeiros em que as medidas do FMI deveriam aplicar o despedimento de trabalhadores do estado, não se admite que aquele comentador tenha comentários tão facciosos contra o Barcelona, teve o desplante logo no início de dizer que quando o Real não regou o seu relvado na primeira mão, fazendo com que a bola rolasse menos e prejudicasse o futebol técnico do Barcelona, era porque “cada um joga com as armas que tem”! E depois são os dirigentes que incendeiam os ambientes à volta do futebol… Este comentador tem de ser despedido e pedir desculpas a todos os adeptos do verdadeiro futebol, e não do bacoquismo provinciano dos defensores de Mourinho.
    É que isso foi apenas o início, foi um rol de visões apenas a favor do Real, o Real ainda não tinha um remate à baliza em meia-hora de jogo e o Tadeia acreditava que o Real estava a fazer um exibição de garra e agressiva, e muito melhor que na primeira mão, quando o barça tinha quase 70% de bola e atacava, e tinha cantos, e o Tadeia apenas via Real, claro que o Real estava melhor, a tática do Real era mesmo essa, defender no seu estádio e atacar fora, foi melhor, mas não o suficiente para ganhar ao Barça, e isso nas duas mãos o Real nunca mereceu.
    Depois gozaram que os jogadores do Barça faziam muito teatro e caiam para o chão, e não diziam nada do “preto”, do Real Madrid, que jogada sim jogada não, fazia falta para amarelo e o árbitro nada.

    Gostar

  12. A minha semana começou aí mal, depois de ouvir 90 minutos de comentários cheios de fel contra o Barcelona de um comentador que tinha dado como certa a eliminação do Porto na verdadeira Taça,(não a das t-shirts) na mesma RTP(televisão do estado) sem qualquer correcção do repórter de serviço, eis que no Trio de Ataque o contra-ataque do “Império” da verdade desportiva continua, então Oliveira e Costa muito indignado por Duarte Gomes fazer um arbitragem que até beneficiou o Sporting na sua própria casa, começa por atacar o Barcelona dizendo que “nunca” viu o Barcelona ser prejudicado na Europa, e que contra o Arsenal no caso do Persie foi a mesma coisa, e que por isso o Barça tinha uma grande organização, tentando com ironia servir uma carapaça que não assenta no Barça, no caso do Van Persie ele deveria ter sido expulso na primeira parte antes de levar o segundo amarelo na segunda, mas ninguém fala nisto na tv, e até o Miguel Guedes me deixou chateado por se ter calado e não ter defendido o Barça como devia, porque depois do Barça é inevitável que venham os comentários falaciosos que o Porto também tem uma grande organização e que nunca é prejudicado lá fora, uma mentira das mais completas.
    Contra o Villarreal, para quem viu o jogo com olhos de ver, e não olhos sportinguistas, a primeira parte foi um rol de faltas e paradas de jogadas do Porto que apenas beneficiaram o Villarreal!
    E eles apenas tiveram mais um amarelo! o Espanto! oooh, não pode ser, que roubo!

    Gostar

  13. Estou farto destes sportinguistas que apenas sabem falar mal dos sucessos dos outros, já deixaram de ser desportistas e passaram a ser belicosos amantes da inveja e do desprezo por tudo o que é bonito no futebol e apenas vêem o que lhes interessa, aonde estavam os Sportinguistas quando o Coentrão e o Bellushi fizeram o que fizeram ao Duarte Gomes, aonde estava essa raiva toda? e o João Pereira não faz o mesmo ou pior? aonde é que os Sportinguistas têm razão? é como se 2 ladrões não foram apanhados e um é, os sportinguistas dizem, então mas aqueles dois não foram apanhados à meses atrás acha que é justo que eu tenha de ir para a cadeia agora sr. juíz? Claro que é justo, e que o Sporting sirva de exemplo, mas um exemplo bom, ou seja a lei foi servida com o Sporting e o Sporting comportou-se como um desavergonhado sem princípios nenhuns, não há desculpa para o comportamento do João Pereira como para a massa associativa do Sporting e seus dirigentes, e ainda pior foi Oliveira e Costa logo a seguir achar que o estádio de Oeira é muito bom e não vê nenhum problema no estádio, que é uma festa, como pode um comentador do único clube que teve um adepto morto naquele estádio dizer isto?
    se bem que não se pode tirar todos os very lights ou petardos aos adeptos, o Sporting, mais do que qualquer outro clube em Portugal, deveria já ter agido para que se façam obras para que reuna todas as condições que a UEFA impõe aos estádios na Europa, o Sporting mais do que qualquer outro clube deveria já ter honrado a morte do seu adepto por actos no próprio local em vez de atirar areia para os adeptos com arbitragens que nem sequer prejudicaram o Sporting, e acho que isto é o que o Miguel Guedes deveria ter dito àquele incompetente(outro que o FMI deveria despedir do estado, a RTPN é do estado acho eu)
    Se calhar se fosse o filho de um visconde qualquer falido de Alvalade que tivesse morrido nessa final, os dirigentes do Sporting e o Oliveira e Costa falariam do tema, e do estádio que “reúne as condições”, com outro tom.

    Gostar

  14. Depois o lado Bullshit da Marca(ou boato da semana) uma notícia lamentável que não vai ter influência nenhuma na nossa eliminatória ou no nosso clube, costuma-se dizer que o criminoso costuma ir duas vezes ao local do crime, e os mesmos que puseram em causa a equipa de Mourinho voltaram ao local do crime e põem em causa o futebol de Villas-Boas, toda a Europa, ao contrário do jogo com o Beira-Mar, pode ver o jogo contra o Villarreal, e no fim só pode dizer “Bullshit”

    Depois o lado Bi do Anderson, marcou dois golos e começa a aparecer no futebol de topo como um grande jogador, é normal, chegou ao Porto com uma tenra idade, e não é aos 19 que os jogadores se tornam os melhores do mundo, o mesmo digo do James.

    E agora o nosso jogo para a Liga Europa, já repararam que a UEFA não pôs notícia nenhuma do Porto no seu site?
    Ou da conferência do Porto antes do jogo, ou dos jogadores do Porto, nada, nicles, zero, nenhuma imagem de qualquer ponta azul da nossa equipa no seu site antes do jogo?
    E lá estão 2/3 do Villarreal, 2 do Braga, 1/2 do Benfica, e do Porto… recentes?, agora mesmo antes do jogo?, alguma antevisão?, alguma opinião sobre a 4ª equipa da eliminação?… nada!
    Alguém ainda tem dúvidas sobre a isenção da UEFA em casas de apostas, e do patrocínio da SEAT na competição?
    O Porto não dá dinheiro à UEFA, é capaz de ser a equipa que menos dinheiro dá à UEFA quando ganha, por isso toca a escondê-los bem escondidinhos para ninguém ver, é isso, ou o Platini acordou mal hoje e está em dia-não devido ao ciclo das luas.

    A força está connosco, e eu não quero ser como o Tadeia, mas acredito que vamos golear o Villarreal, outra vez, que é só para chatear.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s