Abençoada ditadura

E o que eu mais temia aconteceu neste fim-de-semana. O Sporting suplantar o Benfica em baixeza, pequenez intelectual, motivo de gargalhada. Andei anos enganado, pensando que tal não era possível, mas os acontecimentos rocambolescos dos últimos dias, que começaram na hilariante comunicação de Futre a acabaram naquela espécie de noite das facas longas, em que a claque sportinguista ia exterminando todo o jornalista (sócios com direito a mais do que um voto também serviam) que se atravessasse no seu caminho – esses acontecimentos -, mostraram afinal que há no Sporting actual um potencial autofágico que vale a pena acompanhar. E tudo com um toque de humor à mistura. Quanto mais olho para estas democracias no futebol, mais prezo a nossa bela ditadura azul-e-branca.
Anúncios

34 thoughts on “Abençoada ditadura

  1. Eu, pessoalmente, acho que para chegarem à grunhice duma BenficaTV, o Sportem ainda tem de trepar muito.
    Mas estão no bom caminho.
    No bom caminho para serem um clube entre o Belenenses– e o Boavista++.
    Mas qualquer Portista não deixará de esboçar um sorriso a ver esta “aristocracia” e “nobreza” aos gritos de “filhos da p….”.
    Achei lindo.

    Gostar

  2. Só para avisar que substituí o “Bicampeões do Mundo” pelo “Pobo do Norte” nos Fernandos Gomes lá do tasco.

    O fundamentalismo é o mesmo mas vocês escrevem melhor e com mais piada.

    Quanto ao post, dá para rir logo pelo título. Quando um adepto do Porto fala em “ditadura” e refere-se a outro clube, o coração salta logo, todo contente.

    Mas, sim, é pena que o Sporting esteja no estado em que está.

    Gostar

  3. Não percebo por que carga de água terá de ser um clube de futebol uma democracia. É uma tirania das almas simples, essa de tomar a democracia por adequeada e desejável a todas as organizações. Hão-de dizer-me que têm os gregos que ver com a bola, exceptuando o soberbo Sócrates. Um clube não é um estado, ou seja, pode ter dono e reservar-se direito de admissão. Ter um líder, desses que administram com sucesso os destinos de um clube durante anos e com mão de ferro, é o desejo de qualquer adepto. Quando se patina na merda e não se tem mais nada com que acenar, a ladaínha é sempre a mesma: -“Estamos à beira do abismo, mas orgulhosos do puríssimo sistema político do nosso clube; não como os outros, tiranicamente satisfeitos, cheios de títulos.” E assim vai o Sporting cavando democraticamente a sua cova, e de caminho constribui para desmontar o mito de que entre as suas fileiras abunda o pedigree.

    Gostar

  4. Pronto, é isto: por comentários como o do André Pinto a razão de eu ter metido este blogue nos Fernandos Gomes. Há classe nisto. Concordo com tudo. Só não com a foto, mas isso já é uma coisa muito minha de não gostar de anormais.

    Antes que caiam do céu estrondos, digo já que o “meu” também é um papalvo da pior espécie.

    Acabei de comprar o bilhete para Domingo. Meus caros, acompanhem-me neste raciocínio: e que tal começarmos a educar esta gente (leia-se: adeptos acéfalos)? Pugnarmos por um futebol um bocadinho, só um bocadinho, menos violento, menos boçal, mais paixão e festa nos campos da bola?

    Que Domingo seja um jogo de encher o olho, sem pedras nem bolas de golf. Só emoção. E, claro, que vocês vão festejar o campeonato para outra jornada que não me apetece nada ver os vossos em festanças na minha casa.

    Gostar

  5. Pobo, já tinha o Bi-campeões nos favoritos mas não ia lá algum tempo, está um blog muito bom, não entendo o porquê da mudança Ricardo, será que o Bi está a incomodar demais? é que está lá o vídeo das agressões entre adeptos do Sê?porting, o que falta a este post para ser perfeito.
    Fico satisfeito por esta eleição do Sporting, não por causa do Godinho, já vamos lá, mas por causa do Vale Azevedo que se estava a formar e temo que não tenhamos visto o Bruno pela última vez, o Bruno, ou sintoma “Bruno de Carvalho” que já se instalou em Alvalade à muito tempo, se calhar desde que ficaram 18 anos sem ganhar o campeonato, é o sintoma «se não posso chorar como um calimero, vou ser contra tudo e todos e mostrar que eu é que tenho razão, nem que para isso tenha de usar a força bruta», ou melhor dito o sintoma «mau-perder», o facto é que custa ao Sporting, e aos sportinguistas, admitir que têm mau-perder, o facto de tentarem esconder a miséria onde se encontra o clube com uma imagem de senhores de respeito demonstra exactamente esse cinísmo que se chama Sporting, é que não são só as finanças que estão mal, é o facto do clube estar a cerca de 30 pontos do primeiro, tendo tido uma miséria de época, e como o disse aqui, tenta-se a todo o custo não se criticar o Sporting nos media, é como o pôr a mão por baixo do BPN, agora põe-se a mão por baixo do Sporting, «coitadinhos, eles não sabiam o que estavam a fazer», «a culpa não é deles, é da crise» e é por isso que acho que o Guedes, como os outros que representam o Porto na televisão e jornais, não devem estar calados com a situação do Sporting, porque se as arbitragens tivessem sido justas, a diferença de 30 seria se calhar de 40 ou mais, e o Sporting estaria no meio da tabela, o Sporting nunca foi tão beneficiado quanto agora, ou melhor, o Sporting nunca é tão beneficiado quando todos sentem pena dele, é um clube que dá pena, e por isso, toca a não tocar nele para não se incomodar.
    Se bem que o Sporting nunca tenha ficado em 6ª, há muito que se habituou a ser o 2º de Portugal(seja o Porto ou o Benfica o primeiro) porque o adepto do Sporting é mesmo isso, um adepto moderado, sem opinião, com paninhos quentes, aquele adepto que não assume uma posição, exactamente como um lagarto(mais lagartixa) sem espinha dorsal, e foi com surpresa ver que ainda há lá no meio alguns leões verdadeiros, estou a falar do vesgo, que é exactamente como o Sporting está no momento, cego para não ver que o “Hitler” que aí vinha, com a mafia russa, só traria mais violência ao futebol, a prova foi exactamente a atitude cobarde do final das eleições, posto isto, o que dizer da lista que ganhou, o Godinho não me preocupa, até parece ser um senhor do futebol, e ter alguma educação.
    Em comparação com o Dias Ferreira, Godinho é um catedrático da boa educação.

    Gostar

  6. Um amigo meu sportinguista disse que o Bruno de Carvalho tinha de ir para o poder porque assim os árbitros não brincavam com o Sporting, vinha a máfia russa e logo no dia seguinte ou o árbitro “respeitava” o Sporting, ou desaparecia pura e simplesmente do mapa, quando um adepto diz isto não a brincar, demonstra que o desespero é tanto que o suposto adepto civilizado, de princípios, respeitador do próximo, apaziguador das opiniões de fanáticos do Porto e Benfica, deixa cair a máscara, e afinal em vez de um visconde encontramos um terrorista bárbaro que não sabe lidar com a derrota.
    Mesmo assim não devemos menosprezar o Sporting e os seus adeptos, é bom lembrar que um dos antigos heróis da sua maior claque não tinha medo de enfrentar uma claque benfiquista se tivesse sozinho, e prometia porrada a quem se fosse embora quando as claques se encontravam, é bom termos o Sporting a lutar com o Benfica pela cidade de Lisboa, se já assim o Benfica é a doença que é, disseminada pela população, imaginem sem o Sporting.
    Depois a lista de Godinho para os sportinguistas é bem melhor do que uma mafia russa a invadir-nos as fronteiras para intimidar árbitros, reparem que o Godinho tem o Luis Duque nas suas fileiras, ora quando se tem o homem que foi almoçar no alentejo 18 anos depois da fome leonina pelo título de campeão nacional, e disse com muito orgulho para quem estava a almoçar com ele que o árbitro era assunto resolvido, acho que não precisam de mais máfia nenhuma.

    Depois o Braga, queria só dar os meus parabéns pelo facto do Braga ter um estádio construido por um prémio nobel da arquitectura, se visualmente o estádio já é fantástico(e eu nunca lá estive, que pena) soube na televisão, pelo próprio Souto Moura, que as casas de banho foram desenhadas pelo próprio, os lavatórios e os urinóis, a pensar nos adeptos que destróiem tudo, nunca os vi, mas tenho quase a certeza que são bem melhor do que os das casas de banho do estádio Alvalade XXI, que sim é o verdadeiro atentado ao Sporting, por isso o meus parabéns ao prémio Nobel da arquitectura por ter tido a humildade que falta aos Sportinguistas e ter desenhado as casas de banho do estádio do Braga.

    Outro que merecia o Prémio Nobel da arquitectura é o nosso Manuel Salgado, não só pelo estádio do Dragão e da Caixa, mas por um role de outras tantas obras fantásticas.

    Gostar

  7. Já me ia esquecendo, além do Bruno de Carvalho ser um dos favoritos dos media, relembro que começou a sua propaganda numa entrevista de mais de uma hora na antena 1, há outro favorito dos media, o Paulo Bento, tudo o que seja merda os jornalistas de Lisboa vão atrás, e os comentadores adoram, foi o Scolari agora é o Paulo Bento, lembram-se quando o Queiroz tinha perdido uns jogos logo no início da fase de qualificação para o Mundial? o que se escreveu e disse? e desde aí os media deixaram de apoiar o seleccionador, pois o Bentania ganhou à Finlândia 2-0(graças ao nosso Ruben), num joginho da treta, e não é que tenho de apanhar com um gajo na sic notícias a lançar um role de elogios ao Paulo Bento, e cheio de sorrisos com o jornalista, todo feliz, que agora é que vai ser, a “selecção voltou a encontrar a alegria de jogar” “realmente vê-se que efectivamente a selecção está a jogar melhor” “claramente podemos ter a certeza que Portugal vai estar na fase final do europeu” reparem nos “realmente” e “efectivamente” e “claramente” e noutras tantas palavras que o comentador usou para realçar o trabalho do Paulo Bento, que, se bem sei, está na mesma posição que o Queiroz estava na altura, a depender de si próprio.
    É ridículo e só podem estar a gozar com o povo, ou então o povo é mesmo burro, idiota e ignorante e vai na conversa de gente desta…
    ah e claro não se fala do Ronaldo e a sua “suposta lesão” no Real, claro que vai estar pronto para todos os jogos, menos os da selecção, por mais estúpidos que sejam, o Mourinho está a fazer um trabalho brilhante no Real, com a ajuda do Paulo Bento, mas mesmo assim… não vai ganhar nada.
    Outra coisa que me tem deixado a pensar, é esta cegueira completa por Mourinho, agora Mourinho é um Deus para certas pessoas que antes o acusavam de arrogância(vejam outra vez os discursos do Bruno de Carvalho e depois falem de arrogância) pensei nisto, porque não entendia como é que algumas pessoas acusavam o mesmo Porto de Mourinho de ser corrupto, PC de ser corrupto, Mourinho de ser um crápula arrogante, que queria ganhar mais no Benfica, e agora de repente, Mourinho é a personificação de nossa senhora de Fátima, são estas opiniões que fazem do nosso futebol uma miséria comparada com a lá de fora, Mourinho não é um Deus, nem uma besta, é um grande treinador, nada mais, mas os portugueses têm uma tendência para se agarrar a um D. Sebastião e esquecer os outros exemplos de sucesso português, no futebol temos outros tantos sucessos, mas não é por aí que eu quero dar razão aos “apoiantes de Mourinho”, afinal é muito simples o motivo desta admiração ao Deus Mourinho que deambula no estrangeiro, e curiosamente tem tudo a ver com a eleição do Sporting, é que os mesmo que agora dizem que Mourinho seria a solução de todos os males , que não perdem uma notícia do Real(o Real passou agora a ser a sua selecção), que se o Mourinho diz que uma pedra é ouro, vão logo começar a coleccionar pedras pelo caminho, são os mesmos que nunca o tiveram nas suas fileiras, são os mesmos que nunca viveram os seus sucessos e puderam dizer que eram deles também, nunca fizeram parte da história do Mourinho, nunca foram a um estádio apoiar o Mourinho, e agora tentam a todo o custo viver um bocado que seja da experiência e do sucesso Mourinho, porque agora é especial, quando estava no Porto era arrogante, agora, mais arrogante que nunca no Real, é um orgulho lusitano, os outros é que são arrogantes por criticarem o Mourinho, mas nós lembramo-nos aonde estavam nos anos de 2003 e 2004, quando mais o Mourinho precisava deles, e no fim de tudo só lhes fica a saudade do que nunca tiveram…

    é como provar um vinho do Porto muito velho, e olhar para os imberbes a provar um vinho do Porto do mini-preço todos orgulhosos, e ouvi-los a dizer “o vinho do Porto é mesmo especial”
    haja paciência para os comentadores e jornalistas de terceira que empestam o nosso pequeno mundo.

    Gostar

  8. mas ó André, essa treta da democracia é uma mentira bem inventada pelos media, então o nosso presidente não ganha com mais de 90% dos votos? e isso não revela que a nossa democracia é bem mais forte do que a dos outros? o facto do nosso pobo estar unido? acho curioso que se fale em democracia sempre que alguem é eleito, é como se ainda não estivessemos habituados à democracia, como se fosse uma coisa nova, ou algo estranho às nossas gentes, sempre que alguém é eleito, lá vem a história da democracia, então mas esta democracia que vivemos hoje, não são eleições para termos um pequeno ditador durante 4/5 anos?
    E não querem eles sempre maiorias absolutas? para quê se isto é uma democracia?
    Hoje em dia tudo é uma democracia!
    Mas realmente se calhar aqui neste país, a democracia não se faz ouvir muito bem, para toda a gente pôr em causa à mesma a toda a hora.

    Gostar

  9. Uma coisa muito importante a relevar do que disse o cian: Manuel Salgado. Um génio. É-o por várias obras que concebeu. Mas sê-lo-ia unicamente pelo Estádio da Dragão, o estádio mais belo de todos os que existem em Portugal e porvavelmente no Mundo. O nosso, do Benfica, é o mais imponente, adoro o meu estádio, mas há que ser fiel ao génio: o do Dragão é qualquer coisa de extraordinário em termos arquitectónicos. Só não vou lá mais vezes porque há quem espume da boca e não aceite cachecóis de outra cor que não seja a azul. Só por isso. E tenho pena. Mas um dia irei lá com todos os meus amigos portistas. Deixemos cair esta onda de terror que chegou ao futebol de há 30 anos para cá.

    Gostar

  10. Ricardo, um democrata como tu tem toda a pinta de ter sido apoiante do Vale e Azevedo.
    Não, espera! Do Vilarinho, quando andava aos tombos, de tão bêbado que estava, nos comícios do PSD.
    Não, já sei, já sei! Foste apoiante do grande democrata Luis “Flipe” Vieira, autor de uma mudança de estatutos, semanas antes das mesmíssimas eleições que ele antecipou, de forma a prevenir o aparecimento de mais listas que lhe fizessem frente.
    Não há nada como lições de democracia dadas pelos adeptos dos clubes olissiponenses.

    Gostar

  11. Ó Ricardo, a foto obviamente não é a minha. Além disso, temo que “não gostar de anormais” seja uma coisa muito pouco exclusiva de si 🙂 Não conhecia o seu blog e tenho a dizer-lhe que fui visitar, gostei. Há um blog do Sporting com muito humor que é o Cacifo, onde também se escreve com jeito. Farto-me de rir. Blogues do Benfica não conhecia, até porque a alfabetização das massas é coisa muito recente….

    Gostar

  12. desculpa lá cian, mas como é possivel defenderes um incompetente como o queiroz??? de facto o paulo bento não é o melhor treinador do mundo, mas é de longe o melhor treinador que passou pela selecção nos ultimos 30 anos.
    O nosso estádio realmente funciona melhor que os estadios lisboetas e até que o axa, mas daí ao manuel salgado ganhar o pritzker !!! O Ricardo até me parece um rapaz com bom senso.

    Gostar

  13. Ricardo, deves ser comediante para ter escrito isto:
    (um das razões para a vitória do Benfica no domingo)
    “Negar um cenário de guerra – se o Porto se tornar campeão na Luz, temo pelas consequências. Não que tenhamos uma cultura de guerrilha igual à dos opositores (pelo contrário) mas porque, tendo em conta todos os actos vergonhosos de que temos sido alvo, poderá haver quem, farto da impunidade de que gozam os portistas, transcenda os limites do bom-senso e se torne igual aos que criticam. E, nesse caso – falemos de forma clara -, perderão toda e qualquer legitimidade para apontar críticas aos outros. Confio na clarividência e paixão pelo jogo dos benfiquistas mas não posso meter a mão no fogo por milhões de pessoas que se sentem, com razão, injustiçadas. Uma vitória do Porto em Lisboa, com consequentes comemorações, poderá ser o rastilho para uma qualquer tragédia. Esperemos que não. E nada melhor do que ganharmos e com isso evitarmos cenários de vergonha, mais um, para o futebol português.”

    destaco esta do teu blog porque as outras razões não significam nada, o Porto também vai lutar pelo o mesmo, quanto a esta, o que dizes é, “temos de ganhar, porque senão arrebentamos as trombas aos gajos” eheheh eu vou estar no Saldanha, e Marquês, e Terreiro do Paço, e Hotel Altis, à espera dos vossos very lights, e bastões, e petardos, e facas, e vou festejar em Lisboa o sucesso do meu clube Futebol Clube do Porto, porque este país está cada vez mais azul, e porque os vossos discursos, ainda que camuflados, não intimidam ninguém, desde cedo que um portista aprendeu que para ganhar é preciso estar preparado para a guerra, porque da capital nunca será dado nada de graça, ou por nosso próprio mérito, o Porto cidade, cada vez mais ultrapassa Lisboa em Mérito e prestígio, e cada vez mais o centralismo premeia Lisboa com obras e mais obras, e rios de dinheiro para pagar dívidas, a Universidade de Arquitectura do Porto é a única do mundo com dois prémios pritzers, e o que é que o estado faz? dá a Lisboa milhões para obras públicas, o próprio Manuel Salgado está na câmara de Lisboa como vereador, e com mais alguns projectos na manga, o Fantasporto tem 31 anos de existência e recebe 35 mil euros do estado, um festival novo no Estoril recebe 700 mil, 20 vezes mais, quando devia receber 20 vezes menos, os autocarros do Porto são incendiados na Capital, as casas do FCP são destruídas pelo país fora, nada se fala, os autocarros do Benfica são apedrejados a caminho do Porto(não dentro da própria cidade) e os portistas são declarados criminosos, o estádio do FCP é atrasado nas obras por causa do atrasado mental presidente da câmara da própria cidade, que é o único político no país a separar política de futebol, não abre as portas da câmara aos festejos do FCP, hostiliza os adeptos do FCP, não premeia o clube nem dá o devido mérito às sucessivas vitórias, recordes e feitos históricos alcançados pelo clube, em Lisboa, o Sporting ganha uma taça de Portugal e é recebido com pompa e circunstância na câmara ao lado do Santana Lopes, ex-primeiro ministro de Portugal, ex-dirigente do Sporting, e com o qual troca terrenos a custo zero a benefício do clube, recentemente vão receber mais dezenas de milhões da câmara, e mais terreno a custo zero para construírem um pavilhão, o Benfica tem sempre nos seus jogos conhecidos da política, presidentes de câmara, de Lisboa, Sintra, e arredores, ex-presidentes e primeiros ministros(o Sporting também), o Benfica com Vale e Azevedo, verdadeiramente condenado pela justiça real e não fictícia, faz negócios com a câmara de Lisboa de Santana Lopes, onde recebe também terrenos e compromete-se a pagar uns quantos milhões que Lisboa nunca mais chega a ver, antes pelo contrário mais tarde vai pedir mais, e mais, e mais, as construções dos estádios do Benfica e Sporting nunca têm nenhum impedimento da câmara, e não se atrasam nas obras, no Porto, o FCP ganha em tribunal a razão dos terrenos que a câmara de Rui Rio tinha posto em causa.

    Gostar

  14. O Benfica por ter um estádio maior recebe mais uns milhões do que o FCP, quanto? não se sabe ao certo, uns estudos revelam para mais 5 milhões da comparticipação do estado, mesmo assim não tem dinheiro para acabar o revestimento exterior do estádio, e ganha a alcunha de cesta do pão pelo aspecto feio de quem vê o estádio por fora, ainda tem o defeito de ter algumas bancadas onde os adeptos batem com a cabeça no tecto, exepção feita a Marques Mendes, o estádio do Sporting recebe 5 estrelas da Uefa, quando chove as bancadas perto do relvado ficam alagadas, recentemente tem infiltrações, rachas no betão, e chove mesmo dentro de alguns corredores do estádio! Recebe uma final europeia onde é enxovalhado pelo adversário que nunca ganhou ao FCP, e foi corrido pelo mesmo da Liga dos campeões nesse ano, antes tinha batido o SLB também. No Porto, quando o estádio do Dragão se inaugura frente ao Barcelona, com um puto que se estreava com a camisola do Barcelona que actualmente é o melhor jogador do Mundo, considerado por muitos o melhor de sempre, alguns jornalistas da capital habituados ao calor do verão(o estádio estreia-se no inverno em Novembro) inventam uma história de que devido ao arejamento do Estádio que tem duas entradas enormes vazias atrás de cada Baliza, passa-se frio no Dragão, e que, pasme-se, chove nas bancadas perto do relvado! todos os que vão ao Dragão sabem que não é verdade, e que o frio é um factor habitual na cidade do Porto, principalmente no Inverno… em Alvalade o relvado é trocado centenas de vezes e chegam à conclusão que não vale a pena fazer estádios com arquitectos que abusam de estudantes de universidades de Lisboa, em troca de favorecimento nas notas.
    Manuela Ferreira Leite aperta o cinto a todo o país, e encosta o Benfica à parede para pagar as dívidas que tem com todos os portugueses, passados uns dias, Manuela pouco pode fazer e aceita acções que ainda não estão cotadas na bolas, e que mal estão, desvalorizam-se infinitivamente, o Benfica safa-se e o estado perde milhões, o Benfica ganha um campeonato onde compra uma equipa menor de futebol e muda o jogo da casa dessa equipa para o sul do país onde os adeptos encarnados enchem o estádio e o Benfica joga numa segunda casa, cansando o adversário e fazendo-o perder o factor casa, no mesmo jogo o árbitro joga com as chuteiras do Benfica e recebe um presente de cristal, farto de perder o Benfica acusa o Porto de corrupção e tenta tirá-lo da sua competição natural, a liga dos campeões, perde, e continua a perder consecutivamente em todos os tribunais até aos dias de hoje, num conselho com uma maioria de benfiquistas, «condenam» PC de coacção, e agarram-se à única testemunha com unhas e dentes, mais tarde a mesma testemunha presta falsas declarações, troca afirmações, e é acusada de mentir em tribunal,

    Gostar

  15. no estádio do Benfica um adepto salta da bancada e agride um árbitro, no estádio do Dragão os adeptos agridem um atleta com bolas de golfe e são considerados criminosos, nunca se ouviu dizer isso dos adeptos benfiquistas que matam um adepto Sportinguista numa final da taça de Portugal, até hoje os very lights, arma do crime, ainda são um apetrecho nas fileiras das claques do Benfica, mas as bolas de golfe que não lesionam o tal atleta, até parecem-no pôr a jogar melhor a partir daí, são consideradas criminosas, o Benfica ganha mais um campeonato onde além de ter o avançado com mais golos, onde a maioria são de penaltys duvidosos, vence a maior parte dos jogos sempre em superioridade numérica contra equipas inferiores, contra o Porto perde mesmo em superioridade numérica, e é considerada uma das melhores equipas de sempre do Benfica e a melhor do campeonato, para rematar com o campeonato, o mesmo conselho que «condenou» PC, retira 2 jogadores ao Porto por agressão a um stewart que não estava onde devia e tinha provocado jogadores do Porto, um desses jogadores é o melhor do campeonato e fica 6 meses sem jogar, o outro 4, recentemente o técnico do Benfica agride vários adversários, e ridiculariza outros treinadores por goleá-los e não leva castigo nenhum, quando é goleado pelo Porto e por esse mesmo jogador importante, mastiga pastilha elástica e cala-se, nunca o FCP pôs em causa, ou por tribunal, ou com qualquer outro comunicado os campeonatos do Benfica, o Benfica constantemente, dia sim, dia não, põe em causa as vitórias do Porto.
    A casa da Música no Porto custa mais do que devia, e é falada na televisão e jornais, o Centro Cultural de Belém também, mas ninguém toca no assunto, curiosamente, custaram o mesmo ambas as obras e o derrapamento é igual, mas Lisboa ainda tem um derrapamento maior, a Expo 98.
    Lisboa recebe milhões do Estado para pagar 300 milhões de dívidas e mais 500 milhões para restaurar a zona ribeirinha da cidade, no Porto ainda se espera por milhões para ajudar a restaurar as zonas degradadas da cidade, uma cidade com a melhor universidade de arquitectura do mundo, e com a melhor livraria do mundo, e outras tantas coisas melhores do mundo, mas que não vale a pena ser restaurada.
    A selecção portuguesa de Scolari não ganha nada, fica em segundo num campeonato jogado em casa, que para Mourinho é «o primeiro dos últimos», contra uma equipa com a qual perdeu 3 vezes, chega à final por mérito dos portistas que fazem a espinha dorsal da selecção de todos nós, na final põe jogadores velhos e outras marias amélias que nunca foram campeãs europeias, perde a final e é condecorado pelo presidente Sportinguista e «Socialista» Jorge Sampaio devido ao trabalho realizado no Europeu e apoio e estímulo que deu ao país, …o FCP tinha ganho a Liga dos Campeões 2 meses antes sagrando-se campeão Europeu de Futebol de Clubes.

    Gostar

  16. Scolari prefere Ricardo que nunca ganhou nada na vida a Baía campeão Europeu e jogador com mais títulos de sempre do mundo, perde na final devido a um erro craso de Ricardo,
    Baía só é condecorado 4 anos depois pelo Presidente Cavaco, claro que já se via que de Sampaio o Porto não iria receber nada, mesmo assim Marques Mendes também é condecorado ao lado de Baía, claro, tem tudo a ver.
    Mais tarde em 2005 o FCP é campeão Mundial, e não podendo mais ignorar o clube do norte, em Janeiro de 2005, quase 2 anos depois da conquista da Taça Uefa, o primeiro-ministro Sportinguista Santana Lopes, porque Sampaio não tem coragem de o fazer, condecora o FCP por mérito desportivo, Mourinho o cabecilha desses sucessos só é condecorado em Junho de 2005 por Sampaio, 1 ano depois da conquista da Liga dos Campeões, e 2 da taça Uefa, num ano em que não ganhou nada na Europa mas teve a desfaçatez de ganhar o campeonato Inglês, para Sampaio um treinador que não ganha nada na Europa mas ganha o campeonato Inglês merece mais ser condecorado do que um treinador que ganha tudo, dentro e fora do país…
    Um jogador de Hóquei em Patins do FCP, modalidade onde o Porto não tem igual, sai em coma do estádio da Luz devido a agressões, o silêncio é descomunal nos media.
    Anderson, menino-estrela da equipa do Porto, comanda o FCP numa vitória brilhante sobre o Benfica, na segunda parte Katsouranis, um dos que nos levou a taça do campeonato Europeu de selecções, parte a perna do menino, e a comunicação social tem a desfaçatez de dizer que foi sem intenção e logo não merece castigo, no jogo o árbitro Lucílio Baptista não deu cartão, nem vermelho, nem amarelo, nem sequer falta marcou, o Porto ganha o jogo a um minuto do fim fazendo-se justiça e dando a certeza a todos que o Porto iria ser campeão esse ano, depois de um período afastado dos relvados, Anderson volta melhor do que nunca e bate o recorde de uma transferência do futebol nacional, 31, 5 milhões de euros, mais do dobro do valor de Cristiano Ronaldo quando saiu do Sporting, o top3 de transferências pertence ao Porto, e o Futebol Clube do Porto torna-se o clube nos últimos 5 anos que melhor vende em toda a Europa.
    O passivo do Porto desce para menos de 100 milhões, o do Benfica e Sporting está acima dos 500 milhões em conjunto.

    Gostar

  17. Ultimamente, nesta época, o Benfica perde a Supertaça para o Porto por 2-0, e é beneficiado num jogo onde várias agressões bárbaras passam ao lado do árbitro, ficando expulsões por mostrar, no jogo seguinte o Benfica é goleado pelo Porto 5-0 na condição de bisitante, mesmo assim ainda há na imprensa quem considere o Benfica melhor equipa que o Futebol Clube do Porto, o Porto está invicto no campeonato ainda que alguns jogadores adversários e os jornais desportivos pensem que empatar é igual a perder, na selecção os jogadores menos utilizados e em baixo de forma do Porto dão vitórias a Paulo Bento, Vilas-Boas ainda nem tem um ano feito no Futebol Clube do Porto e os «tubarões» europeus já o querem tirar do Porto, ao contrário, Jesus no Benfica é considerado um deus e ninguém o quer lá fora, muito devido ao lamentável percurso na liga dos campeões este ano, onde perderam 3-0 contra uma equipa qualquer de Israel.
    O torneio de aviação mundial que passava no Porto foi mudado para Lisboa.
    Qualquer dia mudam o FantasPorto para Lisboa, e as adegas de Gaia para Almada, e outras tantas coisas no Porto que brilham lá fora e por isso tem de ser trazer para Lisboa, porque Lisboa é que interessa e as outras cidades não podem ser melhores do que Lisboa, fizeram um tratado de Lisboa que não levou a Europa a lado nenhum, e agora em Bruxelas e na Alemanha é que se estão a resolver os problemas da Europa como sempre, tentaram levar uma música para a Eurovisão da Canção a falar de Lisboa, mas o povo preferiu outra.
    O socialismo em Portugal preferiu meter a regionalização na gaveta para sabe-se lá quando voltar a pegar nela.
    O estado prefere gastar milhões num aeroporto em Lisboa do que no desenvolvimento do interior do país.

    Gostar

  18. Sim Ricardo, esta é uma luta entre o bem e o mal, entre o Norte e o Sul, entre o que está certo e o que está errado, uma luta desproporcionada entre os milhões do estado e os rebeldes da cidade do Porto, entre a gula e a soberba da Capital e o trabalho e o esforço da Nação, e por isso, por todas estas razões que evidenciei aqui e por outras tantas que faltaram por dizer, o Porto vai ganhar no próximo domingo festejando em Lisboa o título de milhões de portistas espalhados pelo país e lá fora, e nenhum benfiquista, nem uns quantos miseráveis do teu clube vão impedir isso, por muito que te custe a engolir o sapo, por muito que te custe a cair da cadeira, os tempos mudaram, e continuam a mudar, e se à 20 anos ninguém acreditaria que o Porto iria ter mais taças internacionais do que o Benfica, que o Porto iria ficar a uns míseros 7 campeonatos de igualar o Benfica interiormente, e ultrapassar em títulos, hoje essa certeza é cada vez mais dissipada, e o Porto estabeleceu-se como entidade principal do futebol português, sim vocês foram ultrapassados e a democracia funcionou em Portugal, sim vamos ganhar o campeonato no domingo e ser invictos este ano, porque estava escrito nas estrelas, sim nós podemos e vamos consegui-lo contra todas as adversidades, mesmo que deiam mil milhões à cidade de Lisboa e impeçam o Porto de jogar meio campeonato, sim, mesmo que condecorem todos os cús que passem nos clubes da capital e façam processos infindáveis aos heróis do Porto, sim, mesmo que matem e ponham em coma adeptos e jogadores, e ponham a cidade do Porto a ferro e fogo. É que esta luta é a luta dos que não têm nada contra os que têm tudo, dos Robins dos Bosques contra os Xerifes de Nottingham, claro que vocês não têm uma cultura de guerrilha como nós portistas, porque as guerrilhas são feitas pelos povos que são subjugados e não pelos tiranos, mas Ricardo responde-me a esta pergunta, no fim do jogo irás dar os parabéns ao FCP e vão entregar-nos a taça como fizeram com o Benfica o ano passado, no jogo em que matematicamente foram campeões? ou a vergonha será tanta que transcenderá os limites do bom senso?
    É que já não posso com o bom senso benfiquista.

    Gostar

  19. No jornal de O JOGO, hoje, a onda Paulo Bento invadiu, imaginem!!!
    a pagina do FCP.
    no centro , Escarrapachada , uma foto de um carneiro depois da Páscoa abraçado ao pastor.
    Por baixo , em grandes parangonas ;

    O QUE PAULO BENTO DISSE…(ao Ruben)

    Acredita…aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaannnnnmmmm..
    em… aaaaaaaaaaaaaaannnnmmm..
    ti … aaaaaaaaaaaaaaannnnnnmmmmmm

    Brilhante!!! Qual Mourinho qual carapuça…

    Porque e que estes escribas jornaleiros quando Varela marcou pela selecção
    não puseram uma fotografia de Villas Boas abraçado ao mesmo com o titulo…

    O QUE VILLAS BOAS DISSE…(ao Varela)

    Ó Barela o gaijo é um nabo …

    O que custa a encaixar a estes escribas e que o Ruben tem que perceber e não
    se deixar lebar no canto da sereia é que pertencer a uma segunda linha no
    FCP implica , com toda a naturalidade , ser titular em qualquer selecção de Portugal.
    Ou será que alguém acredita !!! Limitando a minha analise a jogadores que alinharam neste ultimo jogo da dita cuja, que André Santos , Paulo Machado , Sílvio , Hugo Almeida , Danny , Carlos Martins , Raul Meireles , Nelson , Eduardo seriam titulares indiscutíveis na actual equipa do FCP ?

    Balhame Deus.

    Gostar

  20. epá pessoal de partir a rir :DDDD não consigo parar de rir, este Paulo Futre é demais,

    reparem na cara do Dias Ferreira 😀

    e neste o PC disse-lhe “Paulinho o carro é muita bonito” :DDD

    isto é demais :DDD ganda Pinto da Costa ganda Paulo Futre.

    e esta mesmo mesmo interessante…

    ou seja, vale tudo nos negócios…

    Gostar

  21. LC, defendo o Queiroz porque ninguém o defende, porque não é tão mal como dizem, porque os media já infectaram a população com a ideia que o homem é uma besta, porque já foi bi-campeão mundial de selecções sub-20 e 21, porque gostava de o ver no Porto a ganhar títulos para calar os defensores de Scolari e Bentania, porque o homem foi inocente duma tramóia da federação para o pôr fora dali e o substituirem pelo fantoche que é o Paulo Bento, mas falemos do Manuel Salgado, eu disse não só pelo estádio do Dragão e o pavilhão Caixa, mas também por outras obras fantásticas, a marina de Ponta Delgada, além de estar belíssima trará milhões de turistas e dinheiro para os Açores, o que antes não acontecia, o Centro Cultural de Belém onde é co-autor com outro arquitecto, o Teatro Camões, um edifício belo só porque é todo de azul no Parque das Nações, e outros projectos como por exemplo o do pavilhão multi-usos do Funchal que parece fantástico e da zona Ribeirinha de Lisboa onde tem um projecto para um bairro inteiro também muito simples e bonito, mas gosto mais do Salgado do que do Souto Moura ou do Siza apenas por gosto pessoal e por experiência própria, prefiro a sua estética, e eficientemente acho as suas obras superiores e com maior utilidade para o público, mas claro que considero todos grandes arquitectos, é como alguém que prefere António Lobo Antunes a Saramago, mesmo gostando de ambos, mas diz-me LC, na tua opinião, achas que seria demais pedir uma final da Liga dos Campeões para o Estádio do Dragão?

    Gostar

  22. P.S.: E LC a resposta do Queiroz a Pepe foi brilhante a analogia que ele fez dos pontapés, claro que o Queiroz é gozado agora por comediantes como o Benfiquista ferrenho Fernando Alvim e outros, mas eu não vou atrás dessa cambada de ignorantes, que foi uma resposta brilhante foi, foi uma resposta à Mourinho, e como o Mourinho no tempo do Porto, Queiroz foi menos-prezado, gozado e criticado pelos media Scolarianos, e achei exelente o aparte que fez em relação a Madaíl, o seu grande “amigo” Madaíl, que já fugiu da federação agora que as coisas estão a doer, para se proteger com os seus verdadeiros amigos da UEFA, faz-me lembrar o António Guterres e o Durão Barroso que fugiram do país para ganharem tachos lá fora, o que me surpreende é como é que os aceitam lá fora, o que prova que a corrupção já se alastrou ao resto da Europa.

    Gostar

  23. não levo nada a mal Miguel, tenho pensado nisso, mas como sou preguiçoso e considero-me grato ao pobo do norte, por ter sido muito bem recebido, prefiro por cá escrever e não arriscar a pressão dos mercados estrangeiros, mas… se calhar devo chatear muitos com os meus extensos comentários, nesse caso vou tentar ser mais breve, é que às vezes a informação é tanta e o tempo é tão pouco que sai tudo atabalhoado, uma vez tentei começar um blogue chamando-lhe “O cimbalino de Pinto da Costa” porque o homem para aguentar tudo o que lhe fazem neste país deve beber de manhã um café muito forte e num local tranquilo antes de começar a azáfama normal daqueles que trabalham no FC Porto. Mas na altura não tive paciência para organizar aquilo tudo, e não sabendo por onde começar, vendo também que já existem tantos blogues e é difícil segui-los a todos, com tantas boas opiniões, que decidi escrever por aqui as minhas. Também acho que, como qualquer português, tenho um ego bastante grande, e fazer um blogue aumentaria o mesmo, o que não aconselho a ninguém, pode explodir ou… deformar-se como o do Cristiano Ronaldo, não que ache os que o fazem uns convencidos ou fazedores de opinião, antes pelo contrário, exige muito trabalho e dedicação, e só tenho a mais profunda admiração por os que passam horas a fazer um blogue para outras pessoas e não recebem nada em troca, deve ser fatigante, mas pronto vou tentar ser mais sucinto, breve, e claro nas minhas intervenções, e peço desde já desculpa àqueles que incomodo, mas também alguém tem de incomodar ou este país torna-se uma chatice do caraças, é um pouco como o que o Vilas-Boas tem de fazer com a equipa do Porto, motivar para continuar a vencer,

    Gostar

  24. é preciso arranjar motivos e conversa para o dia a dia, só assim nos tornamos produtivos e competitivos, outra coisa que acho é que, se cada um vai fazer um blog, e neste há tantos comentadores que o podiam fazer, como em outros blogs, perde-se o sentido de praça, ou feira, da aldeia da internet, e cada um tem a sua casa com a sua opinião, o que não ajuda à troca de informação, que é para isso que aqui estamos todos na internet, espalhar a informação em todos os mais variados conteúdos, sejam escritos, sonoros, visuais, e compartilhá-la com outros amigos de opinião, que a saibam desfrutar(e não estou a falar de meninas acompanhantes), é como estar num espaço comum, num meio onde todos somos aceites, e fugimos à realidade do dia-a-dia, e falamos dos problemas que vemos, quando estamos no trabalho e temos lá 10 benfiquistas, 5 sportinguistas, e nós somos o único portista, e chegamos aqui e pensamos “epá eu também acho isso” “tens toda a razão”, e pensando assim, faz mais sentido fazer parte desta casa do que fazer outra nova, vir ao mercado tradicional e falar com as peixeiras em vez de ir ao Hipermercado, voltar a casa, e não falar com ninguém, mantendo sempre a mesma opinião. Depois acho que os blogs têm um dever de informação e uma utilidade pública, pelo menos para quem servem, daquilo que não sai nos media e imprensa, muitas notícias e videos apenas os vemos nos blogs, e tornam-se os próprios bloguistas autênticos jornalistas à caça da notícia, o que é bom, autêntica liberdade nos dias de hoje, o “Pobo do Norte” torna-se assim, como outros blogues, um jornal que vamos lendo e relendo todos os dias, aliás mais útil ainda do que eu criar um blogue, seria o Pobo do Norte criar o seu próprio jornal, ou site de informação, que já o é em certa forma, depois pagando uma comissão por mês, nós assinantes, teriamos informação com mais qualidade e indicada própriamente para nós portistas, uma espécie de Portotv mas em site, hmm… belo nome para um blogue “Portotv”, para não termos de ir a sites da BOLA, e até do JOGO, onde apanhamos com alguns desgostos de vez em quando, os benfiquistas e os sportinguistas já nascem com a papinha toda feita, os jornais são autênticos blogues desses clubes, com o que é que eles se têm de importunar? mas já há tantos blogues e site de informação disto e daquilo, para quê inventar, o que é que estou para aqui a dizer, vamos mas é a ter os pés assentes na terra e continuar a nossa vidinha simples e pacífica, apenas importunada de vez em quando por alguns terroristas de opinião encarnada(e não estou a falar de ti Ricardo)
    enfim, já escrevi mais outro tomo, o que é que querem, é a vida, enquanto o Porto não jogar no domingo isto vai ser uma pinha de nervos até acabar o jogo, e já estou a queimar a pinha de tanto escrever, vá, saudações portistas e a tese continua para a próxima.

    Gostar

  25. e já me ia esquecendo disto,
    o mais interessante nesta deambulesca argumentação é o facto de falarmos disto tudo num post que abençoa a ditadura, eheh
    Provando que a ditadura de opiniões, que é a pior das ditaduras, porque é a que principia as outras todas, “realmente” “efectivamente” “claramente” é algo que não existe no nosso clube.

    Gostar

  26. Cian, caralho, para escreveres comentários como os 6 seguidos de 31/3 às 15:00 que nunca te falte a força nos dedos 🙂 Carrega forte!

    O benfiquista-tipo liga pouco a bola e percebe ainda menos do jogo, limita-se a ser um “free rider” ao colo da comunicação social lisboeta e embalado pela propaganda fundamentalista da seita talibã que dirige o seu clube, que o faz acreditar numa suposta grandeza e superioridade, e de ter um qualquer direito adquirido à vitória. Qualquer frouxo maria-vai-com-as-outras acaba benfiquista. Os paneleiros já nascem benfiquistas.

    Não é portista quem quer, é portista quem pode, quem se aguenta à bronca com essa corja de filhos da puta. Um portista já há muito que aprendeu a lutar; ao contrário do “free rider” tem constantemente que remar contra a maré, o que só é possível com determinação, discernimento e conhecimento de causa. Um portista é alguém que já aprendeu a não ter que dar bola à conversa de corno manso, e também a rir-se do circo. Porque sabe que de palhaçadas enche a barriga quem quiser, mas no fim do dia o que conta é o que se passa dentro das 4 linhas, onde somos dominantes tal como o macho-alfa é do seu território.

    Isto para dizer que o entusiasmo, discernimento e capacidade na defesa do nosso emblema que mostraste nesses comentários são para mim dignos de relevo. Um portista em Lisboa é quase um super-herói.

    Gostar

  27. Eh lá, grande Cian, isso é que é escrever.

    Não concordo com muito do que dizes e talvez, quando tiver tempo, venha aqui debater contigo várias realidades a que aludes.

    Por ora, e mesmo discordando de muito, tiro-te o chapéu. És um autêntico rolo compressor do comentário blogosférico.

    Gostar

  28. Coração Azul e Branco, obrigado pelas palavras, sinto-me emocionado 😀 para mim já valeu como dragão de ouro para esta época 🙂
    quanto à minha utilidade aqui no blog, eu sou um bocado como uma rémora agarrada ao tubarão que é o pobo do norte, e obrigado a todos os outros também que gostaram do que escrevi.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s