As saudades do status quo do Estado Novo

O SLB marca o golo da vitória nos descontos (mais uma vez…) e o oleoso comenta: “Isto é a consagração do que deve ser o futebol em Portugal!”. Tradução: “que saudades que nós temos do antigamente, quando campeonato nacional se disputava na Segunda Circular e o Benfica vencia quase sempre”.

6 thoughts on “As saudades do status quo do Estado Novo

  1. Para aquele clube não há regras nem leis, há todo um sistema que se verga a seus pés, desde a política; comunicação social, justiça…tudo permite que aquele clube faça tudo quer seja dentro da legalidade ou não. Dentro ou fora do campo.

    Em 2011.

    Caro amigo, aceita uma troca de links com o meu humilde blogue?

    http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

    Convido-o a visitar, deixe mensagem por lá, um grnade abraço!

    Gostar

  2. Não há dúvida que as galinhas estão com a estrela do lado deles. Ainda minutos antes do golo poderiam ter sofrido o 2-1. Há que reconhecer que não desistem e procuram sempre a vitória. A vontade deles a juntar à vontade da equipa de arbitragem…será difícil alguma equipa ganhar no campo deles. Até porque mais uma vez o homem do jogo distribuiu fruta sem problema porque sabe que não é castigado. E não é o único.

    Este jogo recordou-me algumas fases do jogo do ano passado em que o FCPorto foi à capital do império defrontar a equipa do regime, perdeu um a zero e o Hulk e Sapunaru ficaram na prateleira por castigo por vários jogos. Na segunda parte, em que o FCPorto começava a mostrar algum controlo do jogo e a ameaçar a baliza das galinhas, o galo do milagreiro faz uma substituição bem feita que limita o nosso flanco direito e o árbitro decide empurrar o FCPorto para a sua área com faltas atrás de faltas. A partir de meio da segunda parte o FCPorto não conseguia sair do meio campo porque: ou os nossos avançados faziam falta sobre os defesas lampiões; ou algum jogador do meio campo tinha tocado numa prima-dona galinácea. As arbitragens podem não dar muito nas vistas e serem extremamente tendenciosas. Já da comunicação social não vale a pena falar porque é demais o enviezamento de ponto de vista. Deveria existir a possibilidade de se captar apenas o som do campo e retirar estes comentários pastosos e nojentos.

    Gostar

  3. Ontem houve um jogo no galinheiro. Uma equipa queria descansar, a outra salvar a época. O resultado? Um jogo de solteiros contra casados, que só foi entretido, porque ambas as equipas decidiram relaxarem o rigor táctico. O Benfica por razões de gestão, o Sporting porque aquilo é uma merda e não dá para mais. O Sporting, apesar da melhoria de atitude, é incapaz de fazer 3 passes seguidos. O Benfica resumiu-se a correrias de Sálvio e Coentrão, com o habitual Javi Garcia distribuindo porrada a eito, sem que o árbitro nada fizesse. Futebol muito mal jogado, atabalhoado, com momentos próprios de um torneio de flippers.

    Os comentários que se ouviram na Sic por parte das abéculas de serviço, em especial depois do segundo golo do Benfica, deviam ser matéria de reflexão jornalística, no campo da objectividade e isenção. Perderam a cabeça. A Benfica TV ao lado daqueles comentários é um canal pluralista. Não bastavam os comentários mentecaptos e gramaticalmente aviltantes daquele ser empastado em gorduras, tínhamos de ser também presenteados com o transbordar dos seus excessos benfiquistas.

    Um exemplo da acutilância, da perspicácia de Rui “Três Às Girassol” Santos:

    “Se uma equipa distribui correctamente os seus jogadores em campo, é meio caminho andado para ganhar os jogos.”

    Ou seja, se um gajo mete os defesas cá atrás, os médios no meio e os avançados à frente, é possível ganharem-se jogos. Adicionalmente, antevê-se como corolário deste brilhante raciocínio que a distribuição incorrecta dos jogadores em campo (por exemplo, meter o Roberto a extremo esquerdo e o Saviola na baliza) pode dar merda. Se não fosse o Rui, como iríamos nós descortinar tão obscura subtileza da refrega futebolística? É a este brilhantismo de análise que Rui “Fula” Santos deve um soldo suficiente para ostentar orgulhosamente um rutilante Franck Müller no pulso. Muito haveria a dizer sobre a sua clientela, mas isso é matéria para variados e espessos tomos….

    Gostar

  4. In “Rascord”
    O Benfica ganhou os dérbis todos da época, algo que não conseguia desde 1993/94 com Toni ao leme. O 18.º triunfo consecutivo da águia – a última derrota teve lugar a 7 de dezembro, diante do Schalke, na Luz – permitiu-lhe aceder pela terceira temporada consecutiva à final da Taça da Liga, cujas duas derradeiras edições foram parar às suas vitrinas.
    Inocencio C.

    Gostar

  5. Querem ver uma coisa engraçada? (também sei insinuar e tal…):

    Com o historial de violência, intimidação e coação que se tem vindo a verficar nso ultimos tempos na Luz, resolvi verificar a quantidade de jogadores do benfica expulsos em casa para as provas nacionais, escolhendo como amostragem desde que o Rui Costa tomou posse como director desportivo (epoca 2008/09). Ora então vamos lá começando pela mais recente (nota: de todas as competições so existiram vermelhos par ao campeonato):

    – 2010/11:
    1)Coentrão (vs Rio Ave)-jogador forçou o vermelho para poder jogar no jogo de campeonato seguinte.
    2) J Cesar (vs Setubal)- era tão evidente que se tal nao fosse sancionado, passaria a ser a maior roubalheira desde Campomaior;

    -2009/2010: C Martins (vs Guimaraes)-jogo em que deveria ter sido expulso antes de fazer os golos decisivos; so foi expulso depois.

    -2008/09: Katsuranis (vs FCP)

    Ou seja desde o 1º Jogo com Rui Costa no tunel da Luz (aidna estava a “aprender”), que o benfica faz o quer dentro e fora de campo naquele recinto…e esta einh?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s