Eu sou "mais grande"

Este domingo decidi ver os dois jogos, o nosso e o dos vermelhuscos. Decidi fazê-lo porque quis ter uma comparação directa, quase imediata. E fiquei satisfeito. Satisfeito e enojado, ou pela ordem inversa…

Vi o SLB a encostar o Guimarães lá atrás, sem este oferecer grande resistência. Se o jogo fosse no Dragão, dir-se-ia que era uma “exibição servil” que “facilitou o triunfo dos mais fortes”. Como foi na Luz, foi uma exibição “de gala” dos do costume, frente a uma equipa que “nunca perdeu a sua personalidade”. Escutar os comentários de um jogo na TVi é pior do que passar pela experiência de ver o mesmo jogo na Benfica TV, com a agravante de nesta todos sabermos que os tipos sofreram uma lavagem cerebral… e de na TVi nos quererem fazer uma lavagem ao cérebro a nós!

Mas o que me dá mais asco é aquele entusiasmo na voz absolutamnete incontinente e indisfarçável sempre que o SLB se aproxima da baliza adversária. Desta vez, a pérola da noite foi uma frase de um dos comentadores após o 2 golo do SLB; algo semelhante a isto: “é pena o Porto estar com tantos pontos de avanço senão tínhamos uma ponta final de campeonato emocionante”. Pois é, e “é pena” existir quem se intitule jornalista e seja capa de dizer este tipo de coisas sem ser colocado no olho da rua.

Os nossos: foi uma exibição sem grandes floreados mas com muita atitude, algo que faltou em quase todos os jogos desde o Natal. De facto, a diferença foi começarmos a defender junto à área do adversário, que pouco ou nada conseguiu construir durante todo o jogo. Marcamos os golos em momentos decisivos e foi uma vitória natural, daquelas que justificam um campeonato. Bem podem as galinhas agitar as bandeiras, dizer que fazem exibições com “nota artística máxima”, que praticam “o melhor futebol”. Pois é, mas a Liga teve início no final do Verão de 2010, não começou depois dos 5-0 do Dragão.

Uma nota final: os lagartos perderam vários jogadores num encontro em que foram notoriamnete prejudicados, a começar por alguns amarelos certeiros que foram mostrados à malta que estava em risco de suspensão. Na Luz, num jogo com agarrões e entradas a pés juntos (o espanhol fez isso e nem advertido foi) foi mostrado apenas um cartão amarelo… e, claro, os vermelhos em vias de suspensão vão todos alinhar contra o Sporting… Dizia hoje o imbecil do Gomes da Silva que não era possível branquear o facto da diferença pontual entre o Porto e o Benfica se ficar alegadamente a dever ao facto do FCP ser “levado ao colo”. Para quem venceu um campeonato encostando o melhor jogador adversário com habilidades de secretaria, isto tem um nome: má consciência. Pode ser que o penúltimo da Bundesliga vos faça descer à terra…

Anúncios

14 thoughts on “Eu sou "mais grande"

  1. Enquanto viajava para Braga ia a ouvir o relato da Antena 1 do segundo-classificado-a-11-pontos. Só dois pormenores:

    1. Nos 5 minutos que antecederam o jogo e nos 5 primeiros minutos de jogo, tanto o relatador como o José Nunes se referiram ao “ambiente fantástico” do estádio pelo menos umas 10 vezes. Não estou a exagerar. Um falava em 40 mil, outro em 50 mil, até que o repórter de campo, cujo nome não sei, diz “é verdade, temos uma boa casa, hoje” TEMOS, disse ele 🙂

    2. Durante o jogo, numa jogada do slm em que o Cardoso é apanhado em fora-de-jogo, diz o relatador: “É pena!”

    Gostar

  2. Guarda, isso é como a reportagem tradicional que fazem dum clube estrangeiro que vá à Luz defrontar o Benfica numa Competição Uefeira. Nunca falta a descrição dos atletas “maravilhados” pela imponência do Estádio da Luz. É que não falha mesmo, é sempre.

    Também não me esqueço da ENORME reportagem que a RTP fez do placard electrónico estreado na Luz em 1988. No ano seguinte, 1 de Abril de 1989, o Porto estreou o seu (muito melhor) placard e, claro, nada, absolutamente nada na RTP a falar disso.

    Gostar

  3. Ah pois, a única notícia sobre placards electrónicos de que me lembro foi aquela que dizia que o da Luz estava desligado, pois não havia dinheiro para pagar à EDP…
    Isto ao mesmo tempo que o Vale e Azevedo era aplaudido pela turba sempre que abria a boca para falar do Pinto da Costa.

    Gostar

  4. É de facto aviltante. Mas a matriz mentecapta é de tal forma benfiquista, que esse tipo de comportamento se vê como “natural”. O Benfica fez um jogo conseguido porque o Guimarães não deu a menor luta. Jogaram a passo e marcando os jogadores adversários à distância. Noutros jogos em que o FCP fez exibições de elevada nota artística, o labrego de serviço atrás do microfone não se coibiu em salientar a miséria de adversário que enfrentávamos. Tudo vale com tal de relativizarem a real dimensão do que se faz na Luz. Quando se quer muito acreditar, os olhos negam a realidade que se oferece, para antes abraçarem o sonho que a voz tece. O Guimarães jogou tão mal, que nem baixando as calças e oferecendo os serviços por encomenda conseguiria fazer pior. Fora isso, Javi Garcia continua a desfilar a sua brutalidade pelos campos nacionais, sem que nada lhe aconteça.

    Gostar

  5. Havia uma velha anedota em que o pai, para demonstrar ao filho a diferença entre teoria e prática, perguntava à mulher e à filha:”Olha, se vos dessem 50 euros a cada uma iam para a cama com o primeiro que vos aparecesse?” e elas respondiam sim.
    “Estás a ver filho? em teoria, temos 100 euros em casa. Na prática, temos duas grandes putas”

    Com o Benfica passa-se um pouco a mesma coisa:
    Em teoria, são os 26º clube mais rico da Europa, o maior do mundo em adeptos, e o que pratica melhor 'futabol'.
    Na prática, tem um dos maiores passivos a nível dos clubes Europeus, sairam pela porta dos fundos na Champions e estão a 11 pontos do primeiro lugar.

    Ou seja, em teoria, são os maiores.
    Na prática, são uma merda.

    Gostar

  6. para complementar as palavras do post e os comentários do “Ribeiro”:

    talvez seja por sabermos que a Comunicação Social afina pelo clube dos encOrnados que a notícia de o nosso FC Porto ser o décimo quarto melhor clube europeu da primeira década do séc. XXI lhes tenha passado despercebida…

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs!

    Miguel | Tomo I

    Gostar

  7. ahah Ribeiro essa está demais.
    Kosta, não acho que o Guimarães tenha sido assim tão mau, vi os dois jogos, e achei o da Luz um bom jogo, do lado do Guimarães faltou finalização, sempre que chegavam à grande área do Benfica perdiam-se em jogadas individuais, ou mesmo perdiam oportunidades óbvias, tipo faziam o mais difícil mas o mais fácil era zero, mesmo assim não achei que o Guimarães tenha entregue o ouro ao bandido, o Benfica realmente foi melhor, com mais ou menos faltas que davam segundos amarelos e consequentes expulsões, e no fim do jogo apesar de ver que o Benfica realmente era uma das melhores equipas a jogar em Portugal estava confiante que iriamos mostrar outra face em Braga, assim aconteceu, e a segunda parte foi simplesmente um domínio do Porto fenomenal, o Braga bem tentou mas nós não demos hipóteses, e mostrámos que somos realmente a melhor equipa a jogar em Portugal, claro que fiquei chateado com os comentários da tvi, a qualquer minuto ou jogada do Benfica, era uma jogada fenomenal, um golo fantástico do Aimar, lindo, deslubrante, a luz está quase cheia, estamos vivos!

    Gostar

  8. e no jogo do Porto contra um adversário bem melhor(o Lima vai ser um grande reforço para o ano) claro que não tivemos os mesmos comentários porque estavam todos a morder-se para ver se perdiamos pontos, mas vimos uma exibição de encher o olho, James mostrou mais uma vez que é um prodígio, e digo-o outra vez, protejam-no dos leões da Luz, já em Braga foi o que se viu e fartou-se de levar nas pernas, o Sapunaru calou aqueles que já punham em dúvida o lado direito da defesa do Porto(estou a falar de portistas) para mim já aqui o disse que é o homem-de-ferro do FCPorto, nos grandes jogos farta-se de levar porrada e continua de pé, apesar de achar o Fucile melhor defesa direito do que esquerdo acho que o Sapunaru continua a dar garantias de um jogador à Porto naquele lado, por exemplo naquela jogada onde leva cacetada e acho que o Moutinho também e levanta-se logo agarrando o jogador do Braga e levando o cartão amarelo, pareceu-me vislumbrar por alguns segundos um certo “bicho” que tanta falta tem feito na defesa do Porto à já vários anos.
    Só espero que contra o Sevilha não percamos essa atitude.

    Quanto ao Guarín, se é verdade aquilo que disse no twiter, e não venha agora dizer que foi a secretária que o escreveu, mostra exactamente aquilo que aqui disse sobre ele quando o vi entrar no estádio de Alvalade em campo, este jogador quer protagonismo e tem a cabeça feita de ilusoes, mais tarde ou mais cedo acabará num clube qualquer da liga alemanha e a ter notícias na Bola e no Record quando marcar outra vez um golo de 37 metros, como se fizessem cá falta…

    Gostar

  9. Cian, concordo com tudo o que disseste em relação ao jogo com o Braga, mas o Guimarães não entregou o ouro ao Benfica? Não sei se reparaste que só referiste a forma como o Guimarães atacou(displicente), e esqueceste a forma como defendeu. Não sei se o Manuel Machado de repente decidiu importar a marcação à zona do basquetebol, porque aquilo pouco diferiu de pinos cravados no campo. Os jogadores do Benfica, sobretudo na 2ª parte, andavam a passear-se com a bola, recebiam-na sempre à vontade. Se fosse uma equipa desconhecida, tudo bem, mas deixarem Saviola e Aimar receberem calmamente e levantarem a cabeça? Aliás, basta “secar” um e já não há Benfica, apenas um Coentrão a atirar-se para cima dos defesas pelo lado esquerdo. Parece-me nitidamente que o Guimarães foi com a atitude de quem vai ver o que dali sai. E assim se perde por 3-0.

    Gostar

  10. Já começou! Os “mais maiores bons” de Pertugal (segundo o mais grande treinador dos periquitos lá da 2a circular) já estão a levar no pêlo!! ehehe! A continuar assim, resta-lhes levarem mais 1 ou 2 golitos nas trombas para acordarem para a vida!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s