El Guaro

Freddy Guarin expressa, através do seu twitter, toda a alegria que lhe vai na alma pelo jogão de ontem. El Guaro, como lhe chama Falcao (curiosamente, “guaro” é o nome de uma bebida alcoólica muito popular na América Latina), fez ontem um jogo perfeito em termos ofensivos, com dois grandes golos e acções de construção importantes, deixando-nos completamente inebriados com tamanha contribuição. Guarín parece ser mais um exemplo de que, no nosso clube, o jogador de futebol encontra o espaço ideal para evoluir. Um clube que “faz” jogadores de futebol, que os promove e lhes dá estabilidade. Fui um dos muitos que vaticinaram um futuro cinzento para Guarín no nosso clube, mas, nestes casos, gosto mesmo de perder a razão.
Por outro lado, também devemos ter consciência que, em termos defensivos, Guarín está uns furos abaixo de Fernando, e não me admiraria nada que, dentro de um ou dois jogos, o brasileiro voltasse à titularidade – sendo Belluschi e João Moutinho intocáveis. Quem fica a perder neste jogo competitivo interno é Ruben Micael, um jogador de muito bom passe e inteligente a armar jogo, mas que perde para os restantes na capacidade física (velocidade e explosão).
Voltando ao jogo de ontem, o melhor em campo foi o colombiano, mas muito perto dessa distinção andou João Moutinho. Um amigo meu com quem via o jogo perguntava-me “O Moutinho já jogava assim no Sporting?”. E acho que é uma pergunta legítima porque é de tal forma elevada a qualidade que este jogador põe no jogo da nossa equipa que custa a crer que o Sporting tenha desperdiçado desta maneira um jogador destes, ainda por cima para um rival directo. Ou então voltamos à conversa do primeiro parágrafo e da capacidade que o nosso clube demonstra em fazer evoluir os jogadores.

12 thoughts on “El Guaro

  1. Pois bem, afinal, todos aqueles remates falhados, todos aqueles jogos sofríveis, pontos desperdiçados, exibições mediocres, atitudes de um jogador não-à-Porto, entrada de cabeça baixa em campo, desmoralizado, até a sua mulher diz isso numa entrevista ao jogo que ele não tinha oportunidades(eu até acho que foram demais) foi tudo justificado com esse golo fenomenal que deixa qualquer vencedor do prémio puskas da fifa envergonhado. Claro que foi um golo belíssimo, daí a dizer que Guarín é um colosso, um portento do nosso futebol, que só precisava de tempo para mostrar o que vale, vai uma grande distância, o que mais me surpreendeu no golo do guarin não foi o remate fantástico mas sim a sua surpresa e admiração pelo golo que fez, então mas Guarín não sabia para onde rematava? estava à espera do quê então quando rematou daquela distância? ele nem olha para a baliza nos instantes antes do remate, foi uma sorte do caraças! mas a sorte protege os audazes e muito bem, quero dizer que quando Guarin chegou ao Porto eu defendi-o logo, vendo que ele tinha qualidades que ajudavam a equipa, mas neste ano, as suas exibições não se enquadravam com uma equipa com um espírito combativo, Guarin parecia ter o espírito de Jesualdo que quando estavamos a perder aos 10 minutos de jogo já sabiamos que não iriamos dar a volta, hoje com vilas boas não é assim, aliás é quando estamos a perder que ficamos mais bravos que nunca, ou quando nos marcam um golo, estranho, parecemos um dragão adormecido à espera de um adversário à altura.

    Gostar

  2. Guarin ainda tem muito para provar para merecer estar nesta equipa, continuo à espera de muito mais dele, mas que este golo ficará para a história disso não há dúvidas, não acho racional que se defenda um jogador banal, ou que tenha tido até ao momento prestações medíocres, mal ele tenha um rasgo de génio como se mostrou(do mesmo digo do Mariano, e outros tantos que andaram a passear-se na nossa equipa) este ano é o Guarín o menino protegido, agora depois do golo ainda mais pelo pobo do dragão, não entendo esta linha de pensamento, deve ser a mesma linha de pensamento que se ri das palavras de pinto da costa quando em cada 5 minutos goza com o Benfica sem nenhuma razão específica, em vez de se ignorar um clube que gosta de receber atenção seja de que maneira for(se bem me lembro as picardias só ajudam a motivar os jogadores a fazerem melhor do que podem, acho que quanto mais vilas boas e pc tentam ridicularizar o clube do alto dos moinhos mais razões tem o Jesus de motivar os seus jogadores, mais razões têm os adeptos do luz de irem apoiar a sua equipa aos estádios, mais manchetes serão colocadas nos balneários da equipa da luz)
    Precisamos de bom senso no Dragão, de nada ajuda escarnecermos das vitórias perdidas dos outros quando comprometemos as nossas numa competição por mais pequena e insignificante que seja(num jogo em que vilas boas fez-me lembrar o Juju e as suas equipas secundárias maravilha) Pinto da Costa precisa de sensibilizar o pobo do Dragão para a realidade e não galvanizá-lo para a ignorância bruta, o FC Porto não vende mais por gozar com o Benfica.

    Gostar

  3. Vilas Boas tem de ser mais corajoso e não seguir o que lhe dizem da bancada, quero ver o Micael a jogar em vez do James, é possível pondo o Belushi na posição do James e pondo o Micael com o Moutinho no centro do jogo, o Guarin precisa de muito mais para me convencer que está com o corpo e o espírito no Porto, não precisamos de mais Ronaldos no futebol, precisamos de Messis, não precisamos de individualidades, ou amuos, precisamos de jogadores de equipa, que fiquem felizes com o sucesso dos companheiros, que joguem para a equipa, não que rematem 100 vezes até fazerem uma obra de arte, aposto que Hulk o faria com menos remates.
    Depois enoja-me que hajam produtos do nosso clube, como em todos os outros, que não dignificam em nada a sociedade portuguesa, ou o clube ou o futebol, há coisas que estão à venda com a imagem do Porto que não consigo imaginar como é que um país pode ficar mais culto e educado se as familias compram aquilo para dar alguma felicidade aos filhos, compreendo que se comprem camisolas, equipamento, cachecóis de um clube, não compreendo que se façam livros de propaganda autêntica que minem as crianças deste país desde muito cedo só a pensarem no futebol, isso não é cultura, isso não é educação, isso não ajuda nada este país a desenvolver-se, cada vez mais defendo a posição que o futebol tem de se demarcar da política(dando razão a Rio, por muito que doa a muitos portistas) gostaria que assim fosse em Lisboa, mas o meu clube não está em Lisboa, o FC Porto tem de inovar nos produtos que se põem à venda para os seus adeptos, e talvez nem seja preciso inovar tanto, talvez esse consumismo não seja tão necessário, que a marca Porto se associe a outros mercados ou serviços sociais, que se deixe de banalidades, que os outros clubes tenham as suas “bíblias” autênticas monstruosidades da literatura, agora até há à venda a bíblia da selecção do Brasil!? que caminho é este que o futebol está a tomar, e que cada vez mais domina a nossa sociedade e opinião pública? estamos todos doidos? o Porto é uma instituição que muito prestigia Portugal, mas o futebol não é tudo, a fifa é um antro de corrupção, e não quero que a fifa consiga passar por cima de tudo e de todos prevendo um futuro negro dominado pela bola, cada vez mais o domínio do futebol é assustador, e curiosamente cada vez menos vão às pessoas à bola, em vez de se preocuparem em lavar as cabeças da nossa juventude com as cores de cada clube, porque não preocuparem-se com a educação, cultura e saúde para que os nossos adeptos possam ir ver um jogo de futebol sem outras preocupações, com boas condições e acima de tudo segurança.

    Gostar

  4. Também acho incrível que o Luís Filipe Vieira venha agora, como quase todos os ignorantes portugueses que apoiam o Real Madrid(não foi um treinador português que foi eleito o melhor treinador do mundo, foi o treinador do Real Madrid, que se perceba que amanhã o que vende é a marca Madrid, Portugal não é uma marca) e que apenas acordaram quando Mourinho foi campeão europeu com o Inter, antes Mourinho nunca tinha sido ninguém, agora só falta ser santo, pois como é possível que quem tenha acusado o Porto de Mourinho de corrupção nos anos em que também ganhou tudo agora venha dizer que o Mourinho sempre foi honrável honesto, dando valor a essas supostas vitórias “ilícitas”, a não ser que LFV se refira claro ao passado de Mourinho no Benfica, saltando tudo o resto, e agora no Real Madrid.
    Depois tudo o que Mourinho diz ou faz é algo inédito, como se fossemos todos parvos, e o único português no mundo fosse ele, tenho que relembrar que temos dos jornalista mais presunçosos do mundo, e dos que respeitam menos a verdade e o seu código ético em toda a humanidade, então o Mourinho falou em português, pois… quando esteve em Inglaterra, Itália e Espanha nunca o fez nas conferências de imprensa, depois, e o que é que isso tem? Mourinho disse “desculpem por falar português mas sou um orgulhoso português” ora se o é porque pede desculpa? a brasileira Marta que ganhou o prémio de melhor jogadora de futebol falou português sem papas na língua e sem pedir desculpas a ninguém, aliás como se fosse a coisa mais natural do mundo, será que só aqui na europa nós por alguma razão divina temos a sensação que a lingua portuguesa tem de pedir licença para existir, o Brasil é uma das futuras potências mundias a par da China e da India, se há alguma língua europeia que terá lugar no futuro do mundo será o português, só mesmo um português acostumado a não falar português pede desculpa por o fazer em público, Messi(que aplaudo como um jogador incrível dentro e fora das 4 linhas, na atitude, humildade, caracter, à vontade, sem complexos de imagem como o nosso Ronaldo) falou espanhol sem o mínimo de tremeliques ou problemas de consciência, como todos os espanhóis em palco, algo vai mal no nosso país, e nas comunidades portuguesas, quando se tem de evidenciar que se vai falar português e os brasileiros nem ligam nenhuma a isso e também o falam. Reparem na fotografia da equipa do ano na fifa, reparem nos momentos quando os jogadores vão tirar a fotografia, uma adivinha, qual é o jogador com cara de amuo, menos à vontade, com beicinho de menino mimado, e sempre preocupado com as camaras? tentem adivinhar d que nacionalidade é esse jogador e percebem o que quero dizer.
    Só queria deixar mais um apelo aos portistas e a todos que lêem este blog, não sejam parvos e votem Fernando Nobre nestas eleições, o homem é um exemplo e um orgulho para Portugal, é capaz de dar uma lição de cidadania a Ronaldo, tem muito mais orgulho em Portugal, mesmo tendo nascido numa província ultramarina, e na língua portuguesa do que qualquer Mourinho, a esquerda está toda minada de demagogias, o Cavaco é um autêntico vazio de ideias inovadoras para Portugal, além de que é o comodismo em pessoa, eu era para me abster nestas eleições, mas depois de conhecer o precurso de fernando nobre, e de saber quais as suas ideias para o país tenho que admitir que fiquei convencido.
    Como dizia Darwin

    “Não é a espécie mais forte que sobrevive, ou a mais inteligente que sobrevive. É sim a que é mais adaptável à mudança”

    Boas continuações a todos, e já agora peço desculpa por ter falado tanto em português.

    Gostar

  5. concordo com tudo o que disse o cian, menos…o que diz em relação ao Guarin. De facto no ano passado parecia um jogador mediocre, mas quem não parecia?? Esta época tem feito belos jogos e empenho é coisa de que não o podemos acusar. Também não é o melhor médio do mundo por ter marcado aquele golo (por acaso foram 2)mas se bem me lembro as equipas do mourinho (na altura em que ele era nosso treinador) também não tinham os melhores médios do mundo e ganhamos o que ganhamos. Vamos deixar de falar do Benfica pq isso é dar importância a quem não a merece.

    Gostar

  6. Cian:

    Pepe, Bruno Alves e Deco (anos a aquecer bancos), não pareceram jogadores medíocres? No entanto, há algo que me parece fundamental definir em Guarín, porque na sua posição o mais importante é saber recuperar e destruir jogo e, de forma exótica, transveste-se demasiado em atacante. Ou se esforça mais e melhora como médio defensivo, ou então seguirá a sua senda de eterno subalterno de Fernando.

    Gostar

  7. exactamente Kosta, o Guarín parece que gosta mais de atacar do que defender, onde ele joga agora actualmente, se repararmos tem sido assim em quase todos os jogos a desperdiçar remates atrás de remates, desta vez, se repararem na jogada do grande golo dele(o segundo foi igual ao do Hulk, e aí também muito atacante) existe um buraco enorme no meio campo do Marítimo, um espaço que lhe deu tempo para fazer o que fez, se todas as equipas se encolherem como o marítimo fez então o Guarín está na posição correcta, o problema é que nem todas as equipas se encolhem assim, e quando tivermos de jogar com o Sevilha, e outras grandes equipas, tanto lá fora como cá dentro(Braga, Sporting, Benfica) não teremos esses espaços.

    Gostar

  8. só comecei a ver a 2ª parte, o Fernando está a ser impecável, cheio de recuperações e cortes fantásticos, boa posse de bola e bons passes, o Maicon uma nulidade, o Rafa banal, Guarín é muito melhor ali e nunca será um médio defensivo, basta ver o exemplo de Fernando, para quem gosta de remates à baliza, e fora dela, o Guarín está a dar espetáculo, eu prefiro ver futebol, nomeadamente jogo de equipa, olha falando nisto e o hulk marca uma bomba, o Varela quando apanha a bola vira sempre para trás, parece o Diego, o Falcão faz uma falta enorme a esta equipa, precisamos de mais um Avançado, um médio defensivo, um defesa esquerdo, e um defesa central, mas todos estes para casos de substituição dos titulares.
    O Pinhalnovense está a fazer um jogo fantástico, com uma defesa e um guarda-redes impecáveis, e uma organização que se recomendam à nossa defesa, não é por nada que jogam às riscas azuis e brancas e estão a fazer uma bela exibição no estádio do Dragão.

    Quero ver um golo do Fernando que bem merece…

    força pobo

    Gostar

  9. P.S.: esqueci-me de dizer, que a equipa do Porto precisa de uma reprimenda no balneário em relação à sua disciplina, nos primeiros 10 minutos da 2ª parte, provavelmente devido à ansiedade de se adiantar no marcador em relação a uma equipa muito inferior, era só um rol de queixas, qualquer toquezinho e punham uma pressao ao árbitro desnecessária, até parece que estamos a jogar contra o Benfica, estamos a jogar contra os rapazinhos do Pinhalnovense, vamos lá a mostrar algum carácter, fairplay, e atitude…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s