Uma derrota na pré-época

Que dizer desta derrota com o PSG? Antes de mais, preocupa estarmos a uma semana do primeiro jogo oficial e o treinador continuar a testar o plantel. Hoje, deu uma parte a Guarín, que se estreou esta época, e o nosso meio-campo, se ganhou em força, perdeu em inteligência e clarividência. Não, Guarín nunca será uma opção para titular. A bola sobrevoou demasiadas vezes o meio-campo, numa ponte directa entre os defesas e os avançados, um estilo de jogo que nunca foi a nossa imagem de marca. Fernando esteve mal no passe e João Moutinho discreto. Dá a impressão que os ex-sportinguista procura ainda o seu papel naquele esquema. Não joga mal, mas não mostra aquela acutilância que lhe vimos no Sporting. Por exemplo, ainda não o vi rematar à baliza. Ruben Micael veio dar mais posse de bola ao meio-campo, mas a equipa parece ainda não ter uma identidade definida e uma matriz de jogo de qualidade.
Depois, temos um Falcao que ainda voa baixinho. Perdulário, possibilitou ao guarda-redes adversário assumir-se como o melhor em campo (Hulk já tinha dado a sua contribuição). O colombiano vai marcar muitos golos, mas tarda em molhar a sopa, apesar de já ter tido oportunidades para tal.
Na defesa, continuo a achar que temos defesas-centrais de muito boa qualidade. O problema está nas laterais, onde nem Miguel Lopes nem Emídio Rafael (entrou na segunda parte) parecem estar à altura do nosso clube. Então o primeiro usa e abusa do jogo faltoso. Hoje, acrescentou a isso uma série de disparates no capítulo do passe. Continuo a dizer: vender Fucile, mais do que Bruno Alves ou Raul Meireles, pode ser o nosso grande erro de gestão desportiva desta época que agora começa.
Por falar em gestão desportiva, não percebi muito bem a colocação de Walter em campo, ainda com 30 minutos para jogar. O rapaz está nitidamente com excesso de peso e jogou praticamente a passo. A equipa deixou de chegar à baliza adversária e foi aí que o PSG teve o domínio do último terço do jogo. A culpa não é do bigorna, mas de quem o colocou em campo e de quem apenas conseguiu a sua contratação há três dias. Um clube como o FC Porto, com tradição nos grandes negócios e na planificação desportiva de excelência, não pode dar ao treinador o segundo ponta-de-lança apenas a uma semana do primeiro jogo oficial. E todos sabemos que faltará um terceiro ponta-de-lança para chegar ao plantel, num quadro de algum atrapalhamento que não é normal no nosso clube.
Anúncios

9 thoughts on “Uma derrota na pré-época

  1. Como é óbvio, um clube que tem as aspirações que o FCP tem, não pode dar ao treinador o 2º ponta-de-lança, a poucos dias do 1º jogo oficial… um clube a sério tem que ter o plantel definido no início da pré-época se não for assim, para que serve a pré-época? É para meter a equipa afinada ou é para andar a treinar com jogadores que vão ser dispensados? O Bruno Alves sai não sai sai não sai sai não sai??!! O Meireles idem… se o Bruno sair é preciso contratar outro central… que irá entrar já com a época em andamento… Espero enganar-me mas não auguro nada de bom na Supertaça…

    PS – O Falcão que chegou há um ano, já é o capitão?? táá bem.

    Gostar

  2. Jogo pouco conseguido, marcado por várias contingências:

    Indefinição do plantel (Fucile, Bruno Alves e Raul Meireles);

    Indefinição da equipa – AVB quer dar oportunidade a todos para decidir a equipa base;

    Falta de sistema alternativo ao 4x3x3.

    O jogo ficou marcado por uma pálida exibição, fruto de um ritmo lento, fraca qualidade de passe, muita circulação de bola mas pouca criatividade, ineficácia no remate, enfim, uma certa repetição dos erros do passado recente. Para mim, um retrocesso em relação ao jogo com a Sampdória.

    Embora com conceitos diferentes, este jogo foi assim, mais do mesmo.

    A equipa tem que ficar definida rapidamente para lhe dar entrosamento. O tempo começa a escassear. Acho que nesta altura AVB devia estar já a preparar a equipa para o primeiro confronto oficial, mas ele é que é o treinador…

    Um abraço

    Gostar

  3. Na minha opinião ainda vai demorar até se ter uma equipa a funcionar como o treinador pretende. Até é provável que se perca mais uma vez o campeonato.

    Quando o Mourinho veio para o FCPorto, teve meia época para preparar a época seguinte. Acho que lhe deu jeito. O Vilas Boas anda a fazer experiências neste torneio. Acho que ele já tem a equipa definida para o jogo da Supertaça, embora ontem não tenha assitido a nada que fosse diferente da época anterior. Vi o Maicon a jogar razoavelmente bem, falta ver como se comporta em jogos a doer. Concordo com a ideia que vender o Fucille é um erro magistral. É um jogador capaz de jogar dos dois lados. Tarda em venderem o Bruno Alves e o Meireles, pois é claro que pretendem sair. Se é assim, para quê os manter no clube? O que se passa com os portugueses Ukra, Castro, etc? Vão ser despachados para outros clubes? Os que foram contratar são assim taooo melhores? Ter um jogador bom que se sente portista é tão bom como ter um jogador muito bom mas que não sente nenhuma afinidade com o clube.

    Não percebo a lógica de se realizar no início de Agosto. É para os emigrantes assistirem, concerteza.

    Gostar

  4. Guardabel como vez não tenho razões para estar optimista! Vamos de mal a pior. Não confio no treinador e acima de tudo também nãp percebo a indefinição no plantel. Gostas dos centrais?! Todas as bolas por alto na área dão golo. A época ainda nem começou e já me sinto derrotado!

    Gostar

  5. Só o facto de termos estado tanto tempo ganhando, desculpa a falta de visão de muitos portistas. Actualmente, o FCP encontra-se fechado para obras. Ponto. É necessário e não há outra forma de construir uma equipa vencedora. Há questões pendentes a resolver, típicas de uma equipa em crescimento e reformulação. É preciso que os portistas saibam ver nisto o futuro. Não vai ser do dia para a noite e começar a questionar tudo, quando o trabalho está no início, só leva à auto-destruição. O problema galináceo foi, durante anos, esse: instabilidade.

    Dito isto, é preciso vender rapidamente Bruno Alves, que não tem lugar no clube, depois do seu comportamento recente. É preciso segurar Fucile, arranjar-lhe que uma alternativa e fazer figas para que Álvaro Pereira esteja em grande. Esta defesa do FCP é completamente nova, tal como o resto da equipa, a táctica e o treinador. A defesa é o sector mais difícil de rotinar e, tragicamente, o que mais se nota quando está pouco maduro.

    Espero ter o prazer de ver uma equipa crescer, esse é o presente do FCP. Neste momento, tudo o que venha para além da construção do futuro, rotinando este conjunto de jogadores na máxima exigência, será por acréscimo. A esta equipa não se lhe pode, para já, pedir títulos. Apenas progressão. Quanto mais cedo os adeptos se mentalizarem disso, melhor para o ambiente nas bancadas do Dragão.

    Gostar

  6. Não posso deixar de concordar com o André Pinto. Custa porque somos uma equipa habituada a vencer e o ano passado já não ganhamos, mas sem dúvida que a equipa vai ter que crescer. Para já só consegui ver um jogo (PSG-Porto) os outros li o resumo e realmente o que salta para já à vista e aí estamos todos de acordo é indefinição. Por muito que o clube tenha que preocupar-se com a gestão financeira não consigo compreender as autênticas novelas que se têm vivido nas contratações. O caso do Walter é imagem disso, foram n semanas sempre à volta do mesmo, chegou ao ponto do jogador estar no Porto 1 semana antes mesmo de assinar e só agora assinou e claro está perderam-se dias e dias de entrosamento e treinos. O Kleber já nem falo… As tão mencionadas e repetidas saídas do Meireles e do B.Alves! Mas afinal o que se passa com o nosso Porto?
    Não me parece que este mundo de indefinições seja bom para o trabalho do Villas Boas, muito pelo contrário.
    Goste-se ou não do mister, temos que lhe dar tempo e oportunidade para mostrar o que vale, porque como toda a gente sabe ele é portista como nós e por isso só quer o melhor para o seu clube! A mim parece-me é que a nível de gestão algo não vai bem…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s